DISPENSAÇÃO EM FARMACIA HOSPITALAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇAO


Uma das atividades de maior impacto na farmácia é a dispensação de medicamentos. Quanto maior for à eficiência e eficácia do sistema de dispensação de medicamentos e outros produtos de interesse à saúde, maior contribuição será prestada para garantir o sucesso das terapêuticas e profilaxias instauradas. Os sistemas de dispensação de medicamentos dispõem sobre o trajeto destes,desde o setor de farmácia aos pacientes e a forma como os mesmos são separados, organizados e dispostos. Um sistema de dispensação eficaz garante uma maior qualidade no atendimento ao paciente, fazendo com que o mesmo receba o medicamento certo na dose e na hora certa, seguindo o preceito do uso racional de medicamentos. A escolha de um sistema de dispensação depende de vários fatores como:estrutura física, recursos humanos, investimento financeiro entre outros, que podem influenciar na eficácia do mesmo. Seus principais objetivos focam: redução de erros de medicação, planejamento terapêutico; racionalização de medicamentos, aumento do controle de estoque; redução de custos e primordialmente o aumento da segurança para os pacientes. Os serviços de saúde necessitam buscar constantemente aexcelência em suas atividades, pois um erro não resulta apenas em prejuízo, já que pode acarretar na perda de vidas. A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência.



2. OBJETIVOS


Desenvolver conhecimentos a respeito dos tiposde dispensação de medicamentos, suas vantagens e desvantagens, indicações e benefícios. E elucidar em qual momento cada tipo de dispensação será adequado, de acordo com as características físicas e financeiras de cada hospital, levando em consideração a quantidade e o tipo de atendimento realizado.










3. SISTEMA DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMETOS

No ambiente hospitalar hábasicamente dois tipos de dispensação de medicamentos claramente definidos; a dispensação intra-hospitalar e a dispensação extrahospitalar ou ambulatorial. A dispensação intra-hospitalar é direcionada ao paciente internado (hospitalizado) e a outra é destinada aos pacientes que são atendidos nos ambulatórios do hospital.
A dispensação de medicamentos é o ato farmacêutico associado à entrega edispensação dos mesmos, mediante prescrição médica, no qual o profissional farmacêutico analisa a prescrição, repassa informações necessárias para o bom uso dos medicamentos e em alguns casos prepara as doses a serem administradas. A dispensação intra-hospitalar difere da dispensação ambulatorial e da dispensação realizada na farmácia comercial ou pública, pois apesar da prescrição também ser direcionada aofarmacêutico, o medicamento não é entregue diretamente ao paciente, mas à equipe de enfermagem, e esta é responsável pela administração ao paciente dos medicamentos prescritos pelo médico e aviado pelo farmacêutico. Os sistemas de dispensação dispõem sobre o trajeto do medicamento até o paciente e sobre a forma como os mesmos são separados, organizados e dispostos para a administração a estespacientes. O método de dispensação de medicamentos pela farmácia é um dos mais importantes pontos dentre as atividades realizadas pela mesma. Dependendo do método de dispensação utilizado, podemos antecipar com alguma margem de segurança o funcionamento adequado ou não da farmácia e se o paciente está recebendo os seus medicamentos dentro de critérios que possam assegurar a sua qualidade e segurança.Um sistema hospitalar de dispensação de medicamentos deve ter alguns objetivos importantes, dos quais destacamos:
Uso racional de medicamentos;
Redução de gastos com medicamentos;
Aumentar o controle sobre o uso dos medicamentos, permitindo acesso do farmacêutico às informações do paciente.
Diminuição dos erros de administração de medicamentos;
Colaboração na Farmacoterapia...
tracking img