Disoft

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa nacional do setor de software
A empresa DISOFT Distribuidora foi fundada em 1984 de Softwa¬re, cujo objetivo estava em comercializar os produtos de uma software-house coligada (Nova Geração), dentre outras empresas de pequeno porte. A Nova Geração, fundada dois anos antes por Cláudio Emanuel de Menezes (principal acionista da DISOFT) e outros sócios, tinha como atividade odesenvolvimento de software para os mercados financeiro, de seguros e construção civil.

Cláudio Menezes visionou oportunidade num sistema de administração de carteiras de leasing (utilizada pelo Banco Crefisul), e tornou-se sócio majoritário da DISOFT Sistemas S/C Ltda, após desligar-se da Nova Ge¬ração (1986). Novos clientes foram conquistados em pouco tempo, com destaque para o Banco de Tókio, o LloydsBank e o Banco GM.

Como a Disoft possuía relações diretas com os executivos das instituições financeiras (seus clientes), beneficiou-se pelas indicações dos mesmos quando da necessidade de aquisições de softwares, ou seja, utilizou estratégias de Network. Portanto, em pouco tempo alcançou a liderança em seu segmento, ampliou e expandiu a carteira de clientes e se tornou líder no fornecimento desolu¬ções para leasing. Em 1995, o número de clientes se acentuou em função da abertura para operações de leasing para pessoa física.

Em busca de atender ao mercado e manter-se líder, empregou mais investi¬mentos em novas tecnologias, o que influenciava nas de¬cisões de compras. Tais influências a conduziram ao lança¬mento de uma nova plataforma, com base em uma arquitetura cliente-servidor,com banco de dados re¬lacional que rapidamente se consolidou no mercado. Em 1999, empreendeu uma nova tecnologia com forte tendência no mercado: a linguagem JAVA com o projeto WEBCRED, cujo primeiro cliente foi o Banco General Motors. Desta forma, a DISOFT foi a pioneira nos produtos de crédito.

Entretanto, o mercado encontrava-se em fase de mudança (1999), e o que era considerado motivação paracompra, ou seja, as novidades tecnológicas passaram a ser questionada pelos clientes em relação aos seus reais benefícios. O funding decorrente das aquisições de novas soluções por clientes antigos, empregado pela DISOFT para promover o seu crescimento foi bastante reduzido, levando a empresa a expandir seus negócios ao mercado internacional, a exemplo da Argentina - mas o cenário do país nãocontribuiu muito. Contudo, as inovações e tendências de mercado afetaram a Disoft, pois a mesma ainda não possuía imagem construída às inovações da época, o que a levou a ampliar suas áreas de atuação para outsourcing e e-business.
Em 2003, a DISOFT recebeu certificado de nível 2 do CMM1, ao seu Centro de Engenharia de Software pela qualidade de seu software. Neste ano, conquistou seu primeirocliente na Inglaterra, após vencer concorrida licitação com duas empresas inglesas e uma espanhola, revisou o seu foco de atuação (tendo em vista o mercado de crédito corporativo) e reformulou seus valores.

A Disoft realizou uma mudança organizacional, onde investiu consideravelmente no relacionamento com as pessoas que faziam parte do quadro executivo das instituições financeiras. Desta forma, oplanejamento estratégico passou a ser abordado da seguinte forma:

a) Visão = pessoas éticas, motivadas, criativas e dispostas a fazer a diferença no ambiente interno, nos clientes e na sociedade.

b) Missão = compromisso em aliar técnica, conhecimento e alma na entrega de soluções para operações de crédito, atendendo às necessidades e superando as expectativas de cada um dos clientes, com baseem valores como: verdade, integridade e responsabilidade; justiça e igualdade; cooperação e solidariedade.

c) Valores = representam a essência da empresa, amplamente discutidos e validados internamente. Constituem-se por:

 Verdade, Integridade e Responsabilidade: conduta das pessoas autênticas, significado e dignidade ao coletivo, comportamentos íntegros, coerência de pensamentos,...
tracking img