Disneyland de ronaldo fraga

373 palavras 2 páginas
Nome: “A Disneyland de Ronaldo Fraga”
Estação: Verão 2010
Estilista: Ronaldo Fraga, mineiro
Parceiras: Chiclets, com acessórios no desfile (feitos de caixa de chiclete), assinatura 10 peças para a marca.
Para o SPFW.
Desfile dedicado aos países Latino Americanos.
Cenário: Simulava uma vila em pedaços, bandeirinhas sombrias, picotadas no padrão de caveiras, foram estendidas de uma ponta à outra. A intenção era, justamente, pôr na ratoeira a noção de que os povos latino-americanos só são felizes se plenamente adaptados ao american-way-of-life.

- "que pode ser no México, no Jardim Ângela [em São Paulo] ou em qualquer canto da América Latina” (adicionar os slides) Referencias: Festa dos mortos (tradicionalmente mexicana), Carnaval de Olinda e artesanatos colombianos.

- "A cultura secular somada à iconografia dominante. Não estou dizendo se é certo ou errado. Precisam vender. É o mundo real. Tudo virou uma grande Disneylândia" (adicionar aos slides se achar que convém.)

Detalhes: Peças de roupa que lembram tolhas de mesa vazadas (tipicamente latino americanas), dois coques na cabeça das modelos que remetiam as Frida Kahlo e as orelhas do Mickey, colares traziam mickey com feiçoes e corpo de cadaver, vários passaportes em correntes. Os sapatos eram panos em trouxinha, como marmitas.Por fim, os modelos traziam borrões coloridos como maquiagem. Uma forma de mostrar, por assim dizer, que a interação entre dominantes e dominados é um paintball cultural que, no fundo, nos deixa a todos manchados

Música: faixas de Jorge Drexler, Trio Iraquitã, "High and Dry", do Radiohead, e "Disneylândia", do Titãs

Inspiração: "Lembro exatamente. Foi quando vi este tour na Rocinha [com turistas]. Cada um tem a Disney que merece", ironizou. Daí surgiu a motivação para transformar "este mosaico (...) em um momento sem fronteiras, não só políticas e econômicas, mas principalmente culturais" Motivação que só fez crescer quando, em viagem ao México, ele percebeu que as

Relacionados

  • Açjfçjaipjad
    96209 palavras | 385 páginas