Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho tem com objetivo, apresentar resumidamente, o artigo que conceitua Como interagir com um disléxico em sala de aula.
Uma educação para todos precisa valorizar a heterogeneidade,pois, a diversidade dinamiza os grupos, enriquece as relações e interações, levando a despertar no educando o desejo de se comprometer e aprender. Desta forma, a escola passa a ser um lugarprivilegiado de encontro com o outro, para todos e para cada um, onde há respeito por pessoas diferentes.
Neste contexto, o educador deve estar aberto para lidar com as diferenças, e como Frederic Litto, daEscola do Futuro da USP coloca, deve ser um estimulador do prazer de aprender, um alquimista em fazer o aluno enxergar o “contexto“ e o “sentido” e, um especialista em despertar a auto-estima.
Para queisto ocorra, deve transformar a sala de aula em uma “oficina”, preparada para exercitar o raciocínio, isto é, onde os alunos possam aprender a ser objetivos, a mostrar liderança, resolver conflitosde opinião, a chegar a um denominador comum e obter uma ação construtiva. Sob este prisma, a interação com o aluno disléxico torna-se facilitada, pois, apesar do distúrbio de linguagem, este alunoapresenta potencial intelectual e cognitivo preservado; desta maneira estará sendo estimulado e respeitado, além de se favorecer um melhor desempenho.
Algumas atitudes podem facilitar a interação doaluno com a escola: Dividir a aula em espaços de exposição, seguido de uma “discussão” e síntese ou jogo pedagógico; dar “dicas” e orientar o aluno como organizar-se e realizar as atividades nacarteira; valorizar os acertos; estar atento na hora da execução de uma tarefa que seja realizada por escrito, pois, seu ritmo pode ser mais lento, por apresentar dificuldade quanto à orientação e mapeamentoespacial, entre outras razões; observar como ele faz as anotações da lousa e auxiliá-lo a se organizar; desenvolver hábitos que estimulem o aluno a fazer uso consciente de uma agenda, para recados e...
tracking img