Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
especialização EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

LUCIANA COLLETO

PROJETO DE MONOGRAFIA

São Luiz Gonzaga
2012

LUCIANA COLLETO

dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental

Projeto de pesquisa apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do títulode especialista em Psicopedagogia Institucional.

Professora orientadora: Profª Lucy Mara Conceição
Tutor Eletrônico: ProfªAngela Alves Ferreira Guerra
Tutor de Sala: Profª Jocemeri TosoKarlinski

São Luiz Gonzaga
2012
INTRODUÇÃO

“Não dar atenção às dificuldades e apelos de uma criança que tem dificuldade de aprendizado é o mesmo que dar às costas a ela.”
N. A. Sinckevicius, K.C.

A aprendizagem escolar é considerada um processo natural da criança,porém muitos alunos sentem grandes dificuldades nas séries iniciais do Ensino Fundamental com relação à leitura e à escrita.

Temos como objetivo geral deste trabalho bibliográfico conhecer as principais dificuldades de aprendizagem da leitura, escrita e linguagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como a importância do trabalho em equipe com profissionais da área de fonoaudiologia e deoutras para tratar tais dificuldades.

Para melhor estruturação do trabalho elencamos os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico sobre a aquisição da leitura e escrita; analisar as dificuldades encontradas pela criança no processo de aquisição da leitura e escrita; analisar a importância dos jogos e materiais manipuláveis, bem como sua colaboração para aestimulação cognitiva e desenvolvimento da construção da escrita; analisar as contribuições que o psicopedagogo pode exercer diante das dificuldades no processo de construção de habilidades da leitura e escrita.

A aprendizagem do aluno é o objetivo principal da educação escolar. Portanto, trabalhar com as dificuldades na aprendizagem do aluno é um grande desafio para o educador. Como aprender estárelacionado à assimilação dos conhecimentos necessários ao individuo para que ele viva em sociedade, o educador, ao lidar com a aprendizagem, precisa compreender como se dá esse processo no meio escolar.

O problema no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita tem sido uma grande barreira para muitas crianças e educadores. Desde a educação infantil, o fracasso escolar origina umaverdadeira segregação entre as crianças. Segundo estudos de pesquisadores, 20% da população escolar marginalizada deve-se à leitura não adquirida nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

O interesse por este tema, vem da nossa trajetória como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Convivemos paralelamente com as dificuldades que os nossos alunos enfrentam na aprendizagem bem como asnossas inquietações sobre como melhorar a nossa prática e assim, prevenir o fracasso escolar.

Para a realização deste trabalho escolhemos fazer uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Utilizarei a abordagem qualitativa que, segundo Severino (2002), exige do pesquisador reflexão pessoal autônoma, criativa e rigorosa. O investigador envolve-se de forma que o objeto a serinvestigado passe a fazer parte da sua vida.

Dessa forma, na pesquisa bibliográfica existe um diálogo constante entre o pesquisador e o texto.

O trabalho será estruturado em três capítulos:

- Capítulo I – O processo de aprendizagem da leitura, escrita e linguagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental;
- Capítulo II – Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita;
- Capítulo III –...
tracking img