Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE GUAIRACÁ

DISLEXIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

NOVA TEBAS
2011

ALTINA MARIA DA SILVA BILESKI

DISLEXIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

NOVA TEBAS
2011

SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 - REFERENCIALTEORICO.........................................................................................5
3 - TIPOS DE DISLEXIA.................................................................................................7
4 - CONCLUSÃO.............................................................................................................9
5 – REFERENCIAS.......................................................................................................13

1 – Introdução.Estima-se que no Brasil existam cerca de 15 milhões de pessoas com algum tipo de necessidade especial, as necessidades especiais podem ser diversas: mental, visual, auditiva, física, conduta ou deficiências múltiplas.
Atualmente acredita-se que pelo menos 90 % das crianças na educação básica sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem: dislexia, disgrafia edisortografia. E dentre estas, a dislexia é a de maior numero de casos e merece grande atenção por parte das políticas educacional principalmente a de educação especial. Á muito a se entender sobre a dislexia visto que é uma grande realidade.
Defini-se dislexia como a incapacidade parcial da criança ler e compreender o que se lê, essa dificuldade não depende da inteligência normal, audição ou visãonormais e nem de serem oriundas de lares adequados onde não passem privação de ordem domestica ou cultural.
Existem disléxicos em famílias ricas e pobres, uma das grandes diferenças é que enquanto as famílias ricas podem levar o filho a especialistas como psicólogo, neurologistas ou psicopedagogos, uma criança de família pobre que estuda em escola publica, muitas vezes demora pra ter atendimentoespecifico o que tende a asseverar a dificuldade e continuar com o transtorno na fase adulta, talvez por essa questão classe social, a dislexia seja uma doença onde a maioria dos casos se da na classe media porque, os pais mais instruídos conseguem diagnosticar a dificuldade mais rapidamente e partir daí começar uma intervenção médicas e psicopedagogas.
Vitor Fonseca atribui à dislexia como umadificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo. Onde se explica que esta não é conseqüência de uma deficiência ou atraso intelectual, mas entende-se que seja um transtorno específico na capacidade de aprendizagem da linguagem em crianças, que exatamente não têm qualquer deficiência ou atraso intelectual, que têm todas as condições, quer sociais, culturais e econômicaspara a aprendizagem da linguagem e que, contudo revelam exatamente na área lingüística dificuldades para a sua aquisição.

2 - Referencial teórico.
A dislexia é um problema que se detecta em crianças que sofrem dificuldades de leitura, na maioria das vezes nas escolas, e por mais presente que essa dificuldade seja em sala de aula, ela é de difícil entendimento e por este motivo, muitas vezes ascrianças com essa dificuldade, passam a ser mal interpretada, dificultando assim o diagnóstico. Existente testes psicopedagógicos, com uma relativa precisão que servem para diagnosticam as dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem.
Numa visão neurológica entende-se por dislexia o conjunto de sintomas de uma disfunção do lobo do cérebro onde fica o centro nervoso da escrita,geralmente hereditário, ou às vezes adquirido, essa disfunção afeta a aprendizagem da leitura numa escala que se estende de sintoma leve ao sintoma grave. A dislexia é freqüentemente acompanhada de transtornos na aprendizagem da escrita, ortografia, gramática e redação. Um fator curioso mais não explicado ainda é o de que a dislexia afeta mais meninos do que meninas.
Por transtorno específico da...
tracking img