dislexia e disortografias

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015





Dislexias e (Dis)ortografias










Porto, 30 de maio de 2014











Índice

Introdução…………………………………………………………………….3
I - Dislexias e disortografias……………………………………………… 4
II - Objetivos………………………………………………………………….7
-Método……………………………………………………………………7
-Procedimentos……………………………………………………………7
III – Resultados………………………………………………………………8
IV -Discussão conclusiva…………………………………………………10
Referências bibliográficas…………………………………………………11
Webgrafia……………………………………………………………………11
Anexos………………………………………………………………………12











Introdução
No âmbito da ação de formação (Dis)lexias e (Dis)ortografias foi-nos proposto, como forma de avaliação, a realização de um relatório referente a esta problemática.
Ao longo das sessões de formação foramapresentados conteúdos teóricos e casos reais que permitiram uma melhor perceção sobre este assunto, uma vez que ainda é recente o contacto que tenho com estas questões relacionadas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), que cada vez mais fazem parte do nosso quotidiano, enquanto pais, educadores e professores.
Segundo a Declaração de Salamanca (1994) in Correia (1999:5)
as crianças ejovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades;” e de igual forma “ as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias,constituindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos(…).
Este relatório será o resultado de uma reflexão, ainda que embrionária, sobre um aluno referenciado com Necessidades Educativas Especiais (NEE), que frequenta o segundo ano de escolaridade, mas tem acompanhamento para o primeiro ano de escolaridade.
Assim sendo, o primeiro capítulo é referente a uma abordagem teórica sobrea dislexia e disortografia que estão incluídas nas NEE, o segundo capítulo aos objetivos, métodos e procedimentos, o terceiro capítulo aos resultados obtidos e o quarto capítulo à discussão conclusiva.





I- Dislexia e Disortografia
Referenciando o percurso da educação especial podemos constatar que esta passou por diversas fases, sendo que a última se edifica no modelo inclusivosustentado pelo decreto-lei 3/2008 defendendo o ponto de vista que “a educação inclusiva visa a equidade educativa, sendo que por esta se entende a garantia de igualdade, quer no acesso quer nos resultados. (…) Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização de estratégias educativas, enquanto método de prossecução do objectivo de promover competências universais que permitam aautonomia e o acesso à condução plena da cidadania por parte de todos.” E como forma de minimizar situações futuras o presente decreto, 3/2008, ainda acrescenta um facto importante para professores e educadores, que devem considerar, sempre, que todos os alunos têm necessidades educativas.
Sendo importante esta pequena introdução ao assunto, vamos focar esta questão para a dislexia edisortografia.
Dislexias
Várias foram os investigadores, e.g., Albert Galaburda, Paula Tallal que se debruçaram sobre os fatores responsáveis pela dislexia e os primeiros casos datam desde o séc. XVII, em que o nome dado a esta patologia era de cegueira verbal.
Em 1925 o neuropsiquiatra Samuel Torrey Orton formulou uma teoria sobre a dislexia defendendo “que a origem desta desordem se encontrava nosistema que regula a visão. Com a incapacidade de um dos dois hemisférios cerebrais para dominar o desenvolvimento da linguagem.” (NIELSEN, 1999:75)
Adotada pela Associação Internacional de Dislexia, desde 2003, a dislexia é definida por uma “incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disturbios da aprendizagem: Disgrafia e Disortografia ligadas à Dislexia
  • Disortografia
  • disortografia
  • Disortografia
  • disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!