Disjuntores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
























Aracaju-SE
2012


Disjuntores

Disjuntores são dispositivos destinados a interrupção e ao reestabelecimento das correntes elétricas num determinado ponto do circuito .
Este opera sobre continuamente sob tensão e corrente de carga em ambientes muitas vezes severos .
O arco elétrico é um fenômeno que ocorre quando seseparam dois terminais de um determinado circuito , pode ser definido também como um canal condutor formado por um meio fortemente ionizado .

Princípio de Interrupção da corrente elétrica

A operação de qualquer interruptor se faz separando-se os seus respectivos terminais , que permitem , quando fechados , a continuidade elétrica do circuito , o arco formado por essa interrupção ,torna-se o meio de continuidade do circuito até que a corrente atinja o ponto zero durante o ciclo senoidal .

Tipos de disjuntores

Disjuntores a óleo

O óleo mineral com suas destacadas características de isolante e extintor foi usado desde os primeiros tempos na fabricação de disjuntores. Nos disjuntores de óleo podem-se distinguir dois efeitos principais de extinção do arco voltaico, oefeito de hidrogênio e o efeito de fluxo do liquido.
O primeiro consiste no fato de que a altíssima temperatura o arco voltaico, decompõe o óleo, liberando de tal modo vários gases onde o hidrogênio predomina, a ponto de se poder dizer que o arco queima numa atmosfera de hidrogênio. Como este gás tem uma condutividade térmica bastante elevada comparada ao nitrogênio, por exemplo, a retiradade calor das vizinhanças do arco processa-se de maneira eficiente, resfriando o mesmo.
O segundo efeito consiste em jogar óleo mais frio sobre o arco dando continuidade ao processo de evaporação aludido, de maneira que grandes quantidades de calor possam ser retiradas pelos gases resultantes. Este fluxo de óleo jogado sobre o arco pode ser produzido pelo mesmo (dependente da corrente) oupor dispositivos mecânicos adicionais como pistões, êmbolos, entre outros.

Disjuntores MPW

Os disjuntores-motores também podem ser utilizados para manobrar cargas em corrente contínua, sendo que para tal é necessário conectar 2 ou 3
polos em série.

Curvas Características

A característica de disparo apresenta o tempo de disparo do disjuntor-motor em relação a correntenominal.
As curvas mostram valores médios das faixas de tolerâncias para temperatura ambiente de 20ºC, iniciando do estado frio. O tempo de disparo térmico quando trabalhando na temperatura de operação são reduzidos para aproximadamente 25% dos valores apresentados. Sob condições normais de operação, todas as 3 fases dos disjuntores devem estar conduzindo.

Curvas Características de DisparoTermomagnético - Linha DWA

As curvas características mostram o tempo de disparo em função da corrente ajustada no disjuntor. São valores médios, tomados a partir do estado frio, e considerando que as 3 lâminas bimetálicas do disparador térmico estão submetidas a mesma carga. Conforme norma IEC, o tempo de disparo pode elevar-se em 10% em caso de sobrecarga bipolar e 20% em caso de sobrecargaunipolar. Quando os disjuntores estão aquecidos devido ao funcionamento normal, os tempos de disparo caem conforme valores de
“estado aquecido” apresentados nas curvas.
Os disparadores eletromagnéticos possuem ação instantânea para proteção contra elevadas sobrecargas e curto-circuitos e os tempos de disparo encontram-se entre os valores máximos e mínimos especificados, com uma tolerânciade ±20% conforme norma IEC 947-2. Para aplicações em circuitos monofásicos ou bifásicos, os pólos do disjuntor devem ser conectados em série.

Disjuntor Aberto ABW

Destinados à proteção de circuitos elétricos de alta potência,são os disjuntores abertos ABW .



[pic]


Minidisjuntores MDW

O minidisjuntor termomagnético MDW foi desenvolvido para proteção de instalações...
tracking img