Disjuntores e fusíveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Sudoeste - Pato Branco
Disciplina: Eletrotécnica

FABRÍCIO FASOLO ¹APS – ELETROTÉCNICA

PATO BRANCO
Outubro de 2011
-------------------------------------------------

¹Acadêmico - Curso de Eng. Mecânica
1. Disjuntores

1.1 O que é um disjuntor?

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinadainstalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuito e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar uma falha na corrente elétrica, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.O disjuntor é um componente essencial na atualidade e um  importante mecanismo de segurança no interior deuma casa. Sempre que a fiação elétrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia até que alguém possa resolver o problema. Sem os disjuntores, a eletricidade doméstica seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem serrearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente apassagem de corrente elétrica.
Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.
Encontramos atualmente disjuntores térmicos, magnéticos, termomagnéticos, de alta tensão, de baixa tensão.
Um disjuntor básicoconsiste de um simples interruptor, conectado a uma lâmina bimetálica ou a um eletroímã. O diagrama abaixo mostra a configuração de um eletromagnético.

Exemplo do funcionamento de um disjuntor eletromagnético.

1.2 Disjuntores termomagnéticos

O disjuntor termomagnético é um daqueles dispositivos que todos temos no quadro elétrico situado à entrada de energia elétrica de nossas casas. A suafunção é proteger os circuitos no interior destas. Cada um dos disjuntores é responsável por proteger uma parte da nossa instalação elétrica.
Esse tipo de disjuntor possui três funções:
* Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito).
* Proteção contra curto-circuito - Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumentoinstantâneo da corrente elétrica no circuito protegido.
* Proteção contra sobrecarga - É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor.

Mais resumidamente, os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga, disparando quando severifica uma destas situações e prevenindo assim danos na isntalação que podem levar até ao incêndio.
A sobrecarga é aquela situação que acontece, por exemplo, quando ligamos muitos aparelhos a uma mesma tomada. Como a potência dos aparelhos ligados vai aumentando, a corrente respectiva desse circuito também aumenta. Se o aumento for exagerado, como a corrente aquece os condutores por onde...
tracking img