Disjuntores termomagneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disjuntor termomagnético
Atualmente é muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntor magnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.
Esse tipo de disjuntor possui três funções:
 Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)
 Proteção contra curto-circuito - Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a aberturado disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido
 Proteção contra sobrecarga - É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor
As características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através deduas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são importantes para o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de pólos (unipolar, bipolar ou tripolar).

DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO
Na animação abaixo podemos ver como funciona um disjuntor “normal” contra sobrecargas. Daqueles que temos váriosexemplares no quadro eléctrico, à entrada das nossas casas; não dos que costumamos chamar de Disjuntor Geral, que é de um outro tipo (Diferencial), sobre o qual nos debruçaremos noutro artigo.
então temos:
- A corrente que flui pelo circuito, e que irá alimentar a parte da casa que esse disjuntor protege (tomadas, iluminação, máquina de lavar roupa, etc.), faz com que o sensor (lâmina) bimetálico decorrente se dilate e comece a dobrar.
- Quando a corrente excede um determinado valor (o valor nominal do disjuntor) devido a uma sobrecarga, isto é, quando ligamos nesse circuito mais cargas ( muitos aparelhos nas tomadas por exemplo), a mola da armadura do disjuntor, forçada pela dobragem excessiva da lâmina bimetálica, faz com que os contactos do disjuntor de abram e o disjuntor dispare, deixandode fluir corrente para essa parte da casa.
- Esta corrente de carga também flui através de um sensor magnético de corrente (uma vulgar bobina), a qual cria um campo magnético que faz disparar a armadura de uma forma mais rápida do que a lâmina bimetálica consegue responder quando uma corrente excessiva flui.
- Quando os contactos abrem, gera-se um arco eléctrico, o qual é dissipado através deum canal criado propositadamente para esse efeito, e que evita a deterioração do disjuntor.

A perfomance de muitos destes disjuntores é limitada devido a uma série de factores:
- Resposta lenta ao sensor de corrente bimetálico;
- Tolerâncias mecânicas que afectam os limites de disparo, quer em termos magnéticos, quer em termos térmicos;
- Incapacidade de distinguir entre arcos motivados porsobrecargas e respostas transitórias (também geradoras de pequenos arcos eléctricos) motivadas pelo arranque normal de motores de potências elevadas ou lâmpadas incandescentes;
- O limiar de disparo magnético deve ser tão elevado quanto o necessário, para prevenir
“falsos” disparos. Isto porque:
- Transitórios normais requerem um tempo de atraso, que não é possível com sensoreamento magnéticoe;
- Há uma interacção forte entre o historial térmico (a posição da lâmina bimetálica) e a sensibilidade magnética.
Assim, devemos escolher sempre disjuntores de boa qualidade, de modo a obtermos uma resposta/disparo rápido sempre que tal se justifique (sobrecarga) e prevenir “falsos” disparos motivados por transitórios normais e sem perigo.

Disjuntor Termomagnético

O disjuntortermomagnético é um daqueles dispositivos que todos temos no quadro elétrico situado à entrada de energia elétrica de nossas casas. A sua função é proteger os circuitos no interior destas. Cada um dos disjuntores é responsável por proteger uma parte da nossa instalação elétrica (iluminação, tomadas, máquina de lavar roupa, etc.).

Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga,...
tracking img