Disjntores, Fusíveis e Relés

1148 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como o objetivo apresentar de forma clara e objetiva o que são dispositivos de proteção de motores, quais sua aplicações e suas características.

PROTEÇÃO DE CIRCUITOS DE MOTORES ELÉTRICOS A Norma Brasileira Regulamentadora NBR-5410, ao admitir os motores elétricos como cargas elétricas, passou também a reconhecer a existência de Proteções para atender os mesmos. Estas proteções elétricas são representadas por Reles Térmicos de sobrecarga, Disjuntores térmicos/magnéticos e Fusíveis.
RELE TÉRMICO
Também chamado de relé de sobrecarga, ou mesmo de relé bimetálico, sua função é atuar desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido. O relé térmico é uma réplica do motor, pois é criado com base em um modelo térmico do mesmo. Sua fabricação se dá, a partir da laminação de dois metais de coeficientes de dilatação diferentes unindo-os por meio de um enrolamento por onde passa a corrente que vai para o motor. Recomenda-se a instalação de um relé térmico para cada fase do motor, pois a instalação em uma ou duas fases, no caso do motor elétrico motor trifásico, pode não ser o bastante para proteger o mesmo. Como o enrolamento do relé térmico é ligado em série com a fase, caso haja aquecimento, o par Placa bimetálica se deforma, promovendo uma curvatura devido à diferença de dilatação entre os metais, o que leva a liberação do dispositivo de trava contido num invólucro isolante de alta resistência térmica abrindo os contatos do relé e a consequente abertura do circuito do motor. A temperatura ambiente também pode provocar a dilatação das lâminas bimetálicas, caso seja superior ao limite de ajuste, situação passível de ocorrer em quadros de distribuição por exemplo. Para evitar tal fato, altera-se a conformação das lâminas bimetálicas ou utiliza-se uma lâmina bimetálica auxiliar influenciada apenas pela temperatura ambiente.
CLASSES
Os relés térmicos são divididos em

Relacionados

  • Automacao eletrica de uma prensa excentrica mecanica
    19271 palavras | 78 páginas