Disertação sobre ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação é o processo ou ato de compartilhar conhecimento. É de fundamental importância compreender que as terminologias envolvidas sempre estão relacionadas a uma ação, e menos a umlocal.

Assim, a partir que tal ação é delineada, falta definir os meios pelos quais tais processos ocorrem, de modo que a EAD - Educação a Distância pode ser definida, então, como umaforma de ação ou processo de aprendizagem que se dá à distância, ou seja, a diferença fundamental passa a ser o veículo para que tal ação ocorra, e não o conteúdo envolvido.

Com ainternet, assim como com a televisão, torna-se possível compartilhar o conhecimento de modo amplo e direcionado, a partir da tabulação específica do material a ser ensinado, dametodologia de contato direto ou indireto com o pólo irradiador do ensino (geralmente um professor) e os métodos de avaliação para se detectar ou sucesso ou não do procedimento.

Esta éjustamente a principal diferença entre a EAD e a educação presencial. Ora, se não deve haver perda ou ineficiência no procedimento educacional (ao menos em teoria), não deveria caber nenhumpreconceito referente ao método de ensino à distância.

Cada vez mais instituições de ensino, públicas e privadas, optam por oferecer seus conteúdos educacionais à distância, de modototal ou parcial, com os respectivos ganhos e economias inerentes.

Ora, o Brasil é um país de dimensões continentais, com uma subsequente desigualdade espacial sócio-econômica, e comconsequentes níveis diferenciados de educação e acesso ao conhecimento. Se através de um computador o indivíduo tem a possibilidade de aceder ao processo educacional, torna-se possívelincluir o mesmo e igualá-lo ao nível de todos.

Assim, cada vez é maior a pesquisa por plataformas e sistemas que possibilitem uma maior inserção pedagógica no cotidiano do aluno
tracking img