Discutir sobre as estrutura e o funcionamento da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme “Meu mestre, minha vida” (EUA, 1989)
Direção: John G. Avildsen
Elenco: Morgan Freeman (Joe “Crazy” Clark), Alan North (Don Bottman), Beverly Todd (Joan Levias), Ethan Phillips (prof.Rosenberg), Hopkins Jermaine (Sams Thomas), Karen Malina Branco (Kaneesha), Lynne Thigpen (Leonna Barrett), Michael Beach (Larry Darnell), Robert Guillaume (Frank Napier).
Duração: 109 min.

Este filme,baseado numa história real, trata dos conflitos existentes na escola Eastside High, em Paterson, no Estado de New Jersey, e como em 1987 a nomeação do professor Joe Clark para ser o novo diretor acirrouas contradições existentes naquela comunidade dominada pela violência de gangues, tráfico de drogas, apatia do corpo docente e omissão dos pais. A escola, que em décadas anteriores tinha um bomdesempenho nos exames estaduais (fator que nos EUA define a distribuição de verbas para as prefeituras responsáveis pelas escolas), possivel-mente teria mais um ano com resultados abaixo do esperado,desagradando os políticos e levando o prefeito Bottman a cogitar seu fechamento para evitar o “desperdício de verbas”.
Para tentar reverter o quadro, o Dr. Frank Napier (Robert Guillaume) responsável pelaárea de Educação, nomeou o ex-professor Clark para dirigir a instituição. O curioso é que esse mesmo professor, cujo apelido era “Crazy Joe”, tinha sido demitido da escola vinte anos antes por termétodos considerados muito liberais para os então padrões conservadores da Eastside High.
Ao voltar para a escola, o professor Clark implementou medidas tidas como autoritárias e politicamenteincorretas em função do caos existente. No filme, essa postura ficou bem exem-plificada quando, para evitar o livre trânsito de alunos traficantes que tinham sido expulsos, o diretor coloca correntes comcadeados em todas as portas, inclusive nas saídas de emergência.
Outro exemplo é quando reuniu os professores para redistribuir tarefas sem considerar sua formação e experiência, e, ao perceber...
tracking img