discusso sobre os processos de goivagem e a utilizao desuporte de solda

2288 palavras 10 páginas
Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda

Liz F Castro Neto

lfcastroneto@gmail.com

Dênis de Almeida Costa

denis.costa@fatec.sp.gov.br

1.

Resumo

Na soldagem de união, a junta a ser soldada deve ser preparada de forma a permitir uma solda de qualidade, essa preparação é obtida, dentre outras formas, por uma goivagem, que visa obter um chanfro adequado ao processo e espessura, e por uma utilização adequada de um suporte para a solda.

2.

Introdução

Na indústria metal mecânica, um processo de fabricação bastante empregado é a soldagem ao arco elétrico, seja para união ou para revestimento de peças metálicas, no caso de uma solda de união, à interface de duas ou mais peças que serão unidas dá se o nome de junta soldada, e esta necessita de uma adequada preparação, para que seja possível uma solda com qualidade de acordo com as normas empregadas. Para a execução de uma junta soldada, em que seja necessária a remoção de material, esta pode ser feita por meio mecânico ou térmico, esse processo recebe o nome de goivagem.
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre os processos de goivagem, suas aplicações e limitações. Quais processos são mais utilizados em soldas de campo, em soldas de manutenção. Outro ponto importante é o emprego de um suporte para a solda, serão apresentados quais são os materiais empregados na confecção desses consumíveis e quando eles são empregados, em função do metal base, do processo de soldagem e desenho da junta.
1

2.1.

Goivagem com eletrodo de grafite

A goivagem com utilização de eletrodo de grafite consiste na remoção do metal pela ação conjunta de um arco elétrico, estabelecido entre a peça e um eletrodo de grafite, e um jato de ar comprimido. O arco elétrico tem como fonte de energia um retificador ou transformador, que forneça uma corrente elétrica do tipo contínua ou alternada, de acordo com o metal base a ser trabalhado.

2.2.

Goivagem com arco plasma

A goivagem com utilização de

Relacionados