discussao bronqueictasia

973 palavras 4 páginas
Anamnese

Identificação: M.P, 27 anos, pardo, solteiro, agricultor.
Queixa Principal: Desmaios freqüentes e desconforto abdominal em conjunto a cansaço aos esforços e num período de 2 anos e meio.
História da Doença Atual: Paciente refere cansaço aos mínimos esforços associado a desconforto abdominal seguido de desmaios (4 a 5 vezes há 2,5 anos) o que o fez procurar um clínico geral. Nessa ocasião, foi diagnosticado com sopro e foi encaminhado ao cardiologista na qual foi sugerido tratamento cirúrgico. Há uma semana e meia teve piora da dispnéia, do desmaio e do desconforto abdominal o que fez procurar o PROCAPE, onde está internado a espera de cirurgia. Faz uso de Enalapril e Atenolol.
Interrogatório sintomatológico: Nega astenia, anorexia, modificações de peso, febre, edema, cianose, icterícia, palidez. Sem alterações nos demais sistemas.
HD:
Hipertensão pulmonar
O que é:
Hipertensão pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares. Esse processo pode sobrecarregar o coração e causar cansaço e desmaios. Em casos muito graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar.
Mecanismos da doença:
A oxigenação do sangue e a eliminação de gás carbônico (CO2) ocorrem nos pulmões. Esse processo chama-se troca gasosa. Ao contrário do que intuitivamente se pensa, nos pulmões não há somente ar; quase metade de todo o nosso sangue está lá. Quando as células musculares do corpo precisam de mais oxigênio, o coração bate mais rápido para que a troca gasosa ocorra de acordo com a necessidade do organismo. A pressão sanguínea normal nos vasos pulmonares é relativamente baixa se comparada com aquela que o médico mede no braço do paciente, a pressão arterial sistêmica, porque esses vasos precisam ter a capacidade de acomodar grandes quantidades de sangue, quando há uma necessidade maior de oxigenação. Se eles fossem duros e incapazes de receber quantidades variáveis de

Relacionados