Discursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Discurso

Discurso Lúdico

Consideremos que esta seria a forma mais aberta e “democrática” de discurso. Residiria aqui um menor grau de persuasão, tendendo, em alguns casos, ao quase desaparecimento do imperativo e da verdade única e acabada. Lúdico significa jogo.
O discurso lúdico compreenderia boa parte da produção artística, por exemplo, a música, a literatura. A própriadescoberta da linguagem pela criança tem muito deste caráter de jogo com as palavras: prazer e encantamento com os mistérios dos sons. Seria, pois, um tipo de discurso marcado pelo jogo de interlocuções, no qual o signo ganha uma dimensão múltipla, plural, de forte polissemia.

Discurso Polêmico

Cria um novo centramento na relação entre os interlocutores, aumentando o grau de persuasão. Agora, osconceitos enunciados são dirigidos como num embate/debate. Há uma luta, onde uma voz tenderá a derrotar a outra. Nesse caso, o grau de polissemia tende a baixar, dado existir o desejo do eu em dominar o referente. O discurso polêmico possui um certo grau de instigação, visto apresentar argumentos que podem ser contestados. Digamos que o enunciador opera a uma abertura sob controle.

DiscursoAutoritário

Essa é a formação discursiva por excelência persuasiva. Aqui se instalam todas as condições para o exercício da dominação da palavra. O tu se transforma em mero receptor, sem qualquer possibilidade de interferir e modificar aquilo que está sendo dito. É um discurso exclusivista que não permite mediações ou ponderações.
A sociedade moderna está fortemente impregnada desta forma dediscurso.
O discurso autoritário é encontrável, de forma mais ou menos mascarada, na família: o pai que manda, sob a máscara do conselho; na igreja: o padre que ameaça sob a guarda de Deus; no quartel: o grito que visa a preservar a ordem e a hierarquia; na comunicação de massa: o chamado publicitário, que tem por objetivo racionalizar o consumo, além dos programas de auditório que, por meio de suasreceitas prontas, apresentam toda uma estrutura manipuladora.

Esquema

A análise do discurso deve ser considerada em função de quatro elementos: distância, modalização, tensão e transparência. Façamos agora a adequação desses elementos ao discurso autoritário e persuasivo.

1. Distância (atitude do sujeito falante face ao seu enunciado). – O sujeito falante é exclusivo. O enunciado estámarcado por uma espécie de “desaparecimento” dos referentes. A voz do enunciador é mais forte do que os próprios elementos enunciados.
2. Modalização (modo como o sujeito constrói o enunciado). - O texto autoritário, persuasivo, possui traços muito peculiares: o uso do imperativo, o caráter parafrásico etc.
3. Tensão (relação que se estabelece entre o emissor e o receptor). - O emissor domina a falado receptor; não abre espaço para a existência de respostas. É um eu impositivo, é a voz de quem comanda.
4. Transparência (maior ou menor grau de transparência, ou opacidade, do enunciado) – Tende a uma maior transparência, visto tornar-se um enunciado mais facilmente compreensível pelo receptor. A mensagem é mais claramente afirmada. Com isso, o signo tem seu grau de polissemia diminuído. Ametáfora não convive muito bem com a violência do convencimento autoritário.

Discurso Acadêmico

Estrutura típica das dissertações científicas

A palavra “monografia” (estudo pormenorizado de determinado assunto relativamente restrito) costuma ser empregada em sentido lato, para designar indistintamente os gêneros maiores das dissertações científicas, e, em sentido restrito, especificamente,as teses acadêmicas. Tanto num sentido quanto no outro, essas monografias apresentam – ou costumam apresentar – uma idêntica estrutura do texto propriamente dito, embora possam divergir no que se refere a alguns elementos preliminares e pós-liminares.

A – Capa
A capa é geralmente de apresentação livre, devendo constar o nome do autor, o título, a indicação do editor e do local (cidade) e a...
tracking img