Discurso e poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Discurso e Poder
A ACD análise crítica do discurso é uma teoria e um método de análise do discurso. Esse tipo de análise se interessa pela relação que há entre a linguageme o poder. Ela tem como objetivo opor-se a desigualdade social e o abuso do poder, que são segundo o texto:
O poder coercitivo dos militares, que usa a violência e aforça, o poder dos ricos por terem dinheiro e o poder dos pais, professores e jornalistas, baseado no conhecimento, informação e autoridade.
A ACD propõe-se a estudar alinguagem como prática social. É possível defini-la como uma disciplina que se ocupa, fundamentalmente, de análises que dão conta das relações de dominação, discriminação, poder econtrole, na forma como elas se manifestam através da linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é um meio de dominação e de força social, servindo para legitimar as relaçõesde poder estabelecidas institucionalmente.
A ACD tem o intuito de investigar como os textos são perpassados por relações de poder e hegemonia, onde, o discurso é visto comouma forma de prática social que se realiza total ou parcialmente por intermédio de gêneros textuais específicos. E o discurso tem efeitos constitutivos, que intermédiodele, os indivíduos constroem ou criam realidades sociais.
Segundo o livro Discurso e poder, as práticas discursivas são investidas ideologicamente à medida que incorporamsignificações que contribuem para manter ou reestruturar as relações de poder, ou seja, a ideologia é constituída por significações, formas de ver o mundo, que se manifestam emtextos, contribuindo para manter ou mudar formas de poder.

Bibliografia
DIJK. Teuna A. Van. Discurso e Poder . São Paulo, Editora Contexto, 2008.
p. 113- 154.
tracking img