Discurso e imagem: uma análise de Pietà with Courtney Love, de Lachapelle e de Pietà, de Bellini

6761 palavras 28 páginas
Discurso e imagem: uma análise de Pietà with Courtney Love, de Lachapelle e de Pietà, de Bellini

1 INTRODUÇÃO

As imagens, sejam elas reais ou fictícias, fixas ou cinéticas, são um elemento fundamental na vida dos seres humanos. Ao longo da história, os homens comunicam-se, exprimem seus sentimentos através de desenhos, de gestos, da arte. A cultura de cada sociedade, remota ou atual, é permeada por imagens que representam o sagrado, o místico, o nefasto, o proibido, enfim, as diferentes ideologias presentes nos imaginários sociais. Os seres humanos fabricam imagens que têm efeitos sobre eles, e que lhes despertam emoções diversas, que lhes possibilitam interagir e agir na sociedade em que vivem. Desse modo, as imagens, produzidas em determinadas situações de comunicação, são dotadas de sentido e constituem, tal como as palavras, discursos.
Ao encararmos as imagens produzidas no interior de um grupo social como discursos, o nosso arcabouço teórico-metodológico tem que dar conta de analisar essas imagens sob a perspectiva em questão. Assim, o campo da Análise do Discurso (doravante AD) pode ser um campo propício ao estudo e análise da imagem enquanto discurso uma vez que seu objetivo, conforme Charaudeau (1995), é o de observar as características dos comportamentos linguageiros (o “como se diz”) em função das condições psicossociais que as condicionam segundo a situação de troca, configurada em um contrato. Assim, de acordo com Charaudeau (no prelo), o estudo da imagem sob o viés da AD deve procurar responder a duas questões fundamentais: a) como a imagem é produzida/fabricada?; b) quais efeitos de sentido ela é susceptível de produzir junto ao seu público? É considerando esse enquadramento teórico-metodológico e essas questões que propomos este trabalho.
Assim, pretendemos analisar, a partir da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008), os aspectos discursivos de duas imagens, a pintura Pietà, de

Relacionados

  • DISCURSO E IMAGEM: uma análise de Pietà with Courtney Love, de Lachapelle e de Pietà, de Bellini
    6772 palavras | 28 páginas