Discurso sobre a ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Boaventura de Souza Santos

UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS

O trabalho do autor serve, sem dúvida, para conduzir-nos ao centro do debate.
sobre o método científico da atualidade.
No textotemos a constatação de que vivemos um período de transição entre o que se chama de paradigma dominante , até hoje no campo científico, para em seguida explicitar melhor os motivos ,que o levam a crer quevivemos em um período de transição uma nova visão de mundo dos recém saídos da Idade Média. Novos autores questionam as formas dogmáticas e os conduz a duas distinções: entre conhecimento científicoe conhecimento comum; entre natureza e pessoa humana. Um conhecimento baseado na formulação de leis. Ideias de que o passado se repete no futuro.
Existem condições teóricas e sociais para a crisedo paradigma dominante, pode-se destacar o próprio acúmulo ou avanço do conhecimento, que gerou o reconhecimento dos limites impostos pelo paradigma dominante com o surgimento da mecânica quântica.No campo das ciências naturais traz duas facetas importantes: a primeira é que os cientistas aproximam-se mais das reflexões filosóficas na busca de conhecer , a segunda é a necessidade gerada doconhecimento das condições sociais em que se pratica a pesquisa, antes deixados aos sociólogos . O autor apresenta quatro teses: a primeira diz que todo o conhecimento científico-natural écientífico-social, a segunda apresenta que todo conhecimento é local e total , em terceiro lugar, o conhecimento
aparece como autoconhecimento , e a quarta todo o conhecimento científico busca
constituir-se emsenso comum . O autor analisa o surgimento do paradigma dominante na revolução científica. A chamada revolução científica é, ao mesmo tempo, produto e causa dentre outros fatores, destas transformaçõesocorrem exatamente por haver condições materiais para seu livre desenvolvimento.
Acreditamos que o paradigma que emerge surge de um mero amontoado
de conhecimento científico que, de tanto ter...
tracking img