Com linguagem atual e envolvente, Dominique Maingueneau - pesquisador de destaque internacional da análise do discurso - destrincha, nesta obra, duas correntes literárias de interpretação: o estruturalismo e a nova crítica. Além disso, traz ao debate a superação de fronteiras disciplinares que questionam um modo de definir o discurso literário e mostra quais são os meios discursivos de que dispõe o autor, analisando como se constitui o discurso literário e suas particularidades. Este livro éuma importante contribuição para a teoria literária e a análise do discurso, pois percorre e indica os diferentes caminhos do texto e seu contexto, além das formas de interpretação vigentes.


O discurso filosófico deve ser vivo e acerca da vida. Reduzi-lo a esquemas lógicos, à pura abstracticidade é embalsamar a própria filosofia, obrigá-la a habitar nos livros mais embolorecidos, a fugir da luz e a evitar a praça pública.
O trabalho filosófico não é uma pesquisa de arquivo, uma exegese deum qualquer livro canónico ou um comentário especioso de uma passagem nebulosa. Se assim fosse teriam razão aqueles que consideram a filosofia um saber ultrapassado, uma relíquia perdida no tempo. A filosofia não é a parente pobre de um mundo de saber dominado pela ciência e pela técnica. Por isso não se justifica o seu ar envergonhado, a necessidade de constantemente pedir desculpa pela sua existência e reivindicar a glória de um passado que não regressa. A filosofia tem uma história mas ela épresente e é futuro, não um desfilar incessante de nomes e doutrinas estratificadas no tempo. A filosofia é diálogo, não apenas entre ideias consagradas, conflito entre grandes correntes matriciais, mas preferentemente diálogo entre homens vivos e ideias vivas e actuais. A filosofia é questionamento radical e não um conjunto de respostas eruditas e soluções subtis para problemas metafísicos.
O discurso filosófico não é um discurso da facilidade ou da moda mas também não pode ser um [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Discurso Literário E Discurso Filosófico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Discurso-Liter%C3%A1rio-e-Discurso-Filos%C3%B3fico/44050114.html

MLA

"Discurso Literário E Discurso Filosófico" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Discurso-Liter%C3%A1rio-e-Discurso-Filos%C3%B3fico/44050114.html>.

MLA 7

"Discurso Literário E Discurso Filosófico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Discurso-Liter%C3%A1rio-e-Discurso-Filos%C3%B3fico/44050114.html>.

CHICAGO

"Discurso Literário E Discurso Filosófico." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Discurso-Liter%C3%A1rio-e-Discurso-Filos%C3%B3fico/44050114.html.