Discurso do pcn de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O propósito dos PCNs -Arte é ensinar aos professores a sua parte na sociedade.
Perante o cenário político e econômico com que nos deparamos hoje, a ideia de enquadrar o desenvolvimento das políticas educativas no quadro das medidas de modernização da economia e da sociedade é um discurso repetido. Neste discurso a educação escolarizada constitui-se num importante elementopara a modernização econômica e social.
A escola se apresenta como uma instituição responsável pela instauração das noções de cidadania. O Discurso que está por trás dos PCNs – Arte trata-se de organizar, se atualizar e também monitorar, regular, governamentalizar a educação.
Nesse sentido, é na ação docente que o discurso oficial dirige sua ação e é na produção da subjetividadedocente que o governamento se efetiva.
Os PCNs -Arte, enquanto defensores de um novo currículo e um novo ensino, procura ganhar credibilidade e legitimidade pelo contraste, crítica e negação das políticas educacionais do passado. Anunciam-se como o novo, o atualizado, o moderno e eficaz. Seu discurso procura seduzir, ao propor alternativas para a melhoria daeducação escolarizada, na medida em que “Os PCNs são colocados, claramente, como um meio para a obtenção de uma oferta educacional de qualidade” (FACED/UFRGS, 1996, p. 230). Os PCNs-Arte “demonstram” que a formação do educador e do educando
“necessitavam uma reestruturação”. Segundo os PCNs-Arte “Ao estruturar-se o documento, procurou-se fundamentar, evidenciar e expor princípios e orientações para osprofessores, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, como também à compreensão da arte como manifestação humana” (BRASIL, 1998, p. 15).

Desenvolvimento

Conforme os PCNs-Arte: No século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciênciashumanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas(BRASIL, 1998, p. 21).
O sentido que se busca fixar nesta argumentação é a ideia de progresso, de mudança, de avanço. A partir deste modelo é classificado como “ultrapassado” tudo o que não cabe nesse entendimento. Com o objetivo de explicar “os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas”, os PCNs-Arte se utilizam das mais diversas teorias (antropologia, filosofia, psicologia,psicanálise, crítica de arte, psicopedagogia, estética). Seu discurso carrega em si a ideia de uma intervenção científica e passa pelo estabelecimento de uma aliança entre diversas instâncias. O trabalho do professor de artes, segundo esse entendimento, passa a ser um campo privilegiado de intervenção social, de controle e regulação e, segundo Bujes (2002, p. 42), “de exercício de poder e de saber.”
Oprocesso criador, segundo os PCNs-Arte, está associado a um discurso da psicologia que pretende estabelecer princípios cognitivos universais para as crianças e adolescentes. Nesse sentido, procuram demonstrar uma suposta natureza da experiência com arte, uma forma de explicar, a partir da arte, como é mesmo o ser humano.
Os PCNs-Arte colocam que “é importante salientar que tais orientaçõestrouxeram uma contribuição inegável para a valorização da produção criadora da criança e do jovem, o que não ocorria na escola tradicional” (BRASIL, 1998, p. 21).
Aqui se apresenta uma pedagogia baseada nos conhecimentos científicos o conhecimento do expert que, segundo os PCNs-Arte se apresentam como parte de
“princípios inovadores”. Isso se conecta com o entendimento de que é na constituição de...
tracking img