Discurso de formatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCURSO DE FORMATURA DA TURMA DE HISTÓRIA DE 2011 DA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

Amigos formandos, pais, parentes, amigos em geral, professores, todos os convidados...
Agradecemosa presença de todos nesta noite de tanta luz e boa energia. Agradecemos a Deus por estarmos vivendo esse dia de realização. Agradecemos aos nossos pais, presentes ou ausentes por terem sido osresponsáveis imediatos pela nossa existência. Agradecemos às nossas famílias, sem as quais tudo seria bem mais difícil. Sobre família, podemos incluir também nossa rede de amigos, pois sem amigos, ainda quepossam ser em pequeno número, tudo também fica mais difícil. Agradecemos a todos os nossos mestres, que participaram de todas as etapas do nosso aprendizado. Professores são, na pior hipótese, pessoasmuito interessantes. Na melhor, pessoas iluminadas. Professor – esta profissão reverenciada em todas as épocas da humanidade, uma profissão reconhecida por qualquer pessoa de bom senso como algototalmente indispensável ao desenvolvimento humano.
Estou aqui em nome da turma de História. As coisas que eu digo são, portanto, em nome de meus amigos de turma que me confiaram esta honrosa missão dedizer algo que os represente.
Convido então a todas as pessoas presentes a pensar sobre a importância de se ensinar e aprender História. E, por fim, a pensarmos em sobre o que é a História.Primeiramente, como convém à ocasião, devo dizer algo sobre a História. O que dizer quanto à História? Bem, a História... Podemos dizer que temos uma responsabilidade com ela agora que somos graduados.Afinal somos “uma turma de vencedores”. Aprendemos muito neste caminho e foi exatamente isso que nos faz dignos de tal adjetivo. Certamente nossos alunos aprenderão que feudo é uma relação e não um pedaçode terra, ou que as cercas existiam antes dos cercamentos dos campos. Mas acima disso sabemos o mais importante que a História pode nos oferecer, que é a consciência de que não existe conhecimento...
tracking img