Discriminação bairros sociais 10ºano

507 palavras 3 páginas
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Filosofia. O tema principal trata a discriminação, no qual eu escolhi como subtítulo: discriminação de habitantes em bairros sociais.
Este trabalho tem como objectivo citar os aspectos que fazem com que os indivíduos que habitam bairros sociais são vistos, o porquê da discriminação e se esses mesmos indivíduos fazem questão de continuar a ser discriminados.
Bairros sociais, como são vistos?
Os bairros sociais são a ovelha negra de cada cidade, tornando-se um local pesado. Pelas pessoas que lá moram, mas também pela forma de como são encarados pela sociedade. Os bairros sociais foram feitos com o objectivo de pessoas com menos capacidades financeiras poderem ter uma casa com as condições necessárias.
Os bairros sociais geralmente têm má fama devido aos distúrbios que os habitantes criam. Grande parte do Homem em caso de sobrevivência faz os possíveis para conseguir estar o melhor possível na vida, daí muitos indivíduos recorrem a drogas (como traficantes e consumistas) e à prática de assaltos. São estes os motivos que levam à desconfiança de bairros sociais e por sua vez à desconfiança de habitantes desses locais.
Integração na escola de jovens que habitam bairros sociais
Desde o começo do ensino obrigatório, nota-se nitidamente quem vive em bairros sociais. As atitudes dos jovens revelam, na maior parte dos casos, rebeldia e muitas vezes má educação. A verdade é que os jovens habitantes de bairros sociais são associados geralmente a situações de défice de integração social, materializadas em desemprego, delinquência, maternidade e paternidade precoce e muitos casos de indivíduos com origem imigrante. São estes os factores que muitas das vezes fazem com que a sua integração não seja fácil num meio de pessoas não habitantes de bairros sociais.
Muitos dos jovens que habitam em bairros sociais abandonam a escola, mesmo antes do término da escolaridade obrigatória. Mas há quem prolongue o seu ensino

Relacionados

  • organização profissional
    5645 palavras | 23 páginas
  • addasdas
    141713 palavras | 567 páginas