discriminacao social retrospeccao teleficcional

3340 palavras 14 páginas
Repr esentações da Discr iminação Social e Retr ospecção Teleficcional:
Discur sos de classe e ger ação a par tir de comentár ios sobr e a novela
“Esper ança”
Lília Junqueira
Universidade Federal de Pernambuco ­ Brasil

O conceito de discriminação social diz respeito a relações sociais caracterizadas por uma representação estigmatizadora do outro e de si mesmo que constrói identidades polarizadas com valores positivo e negativo, justificando no nível simbólico os preconceitos sociais de gênero, raça, classe social ou outros. Intimamente ligada ao conceito de desigualdade social, a discriminação é pensada aqui como um dos mecanismos de coerção de um sistema de dominação social a partir de um poder, que, por ser simbólico, não se deixa ver facilmente apenas com os recursos teóricos e metodológicos da ciência social moderna fechada em si mesma.
Embora as telenovelas apresentem encenações de relações sociais sobretudo no âmbito privado, na família e nas relações amorosas, a construção das tramas e das personagens e a evolução das narrativas permite entrever o consenso sobre a lógica e o valor das características pessoais e das relações sociais. Nas novelas estão representadas as nossas crenças e nossos valores sociais ligados à ordem social, à hierarquia e ao direito social, como também os valores de exclusão e de participação social.
Segundo Barbero (2001) o sentido dado à mensagem pela telenovela não pode ser conhecido antes que, a partir de sua exposição a ela, os telespectadores produzam um discurso relacionando­a à experiência cotidiana. O fenômeno mais importante ligado à telenovela é a sua repercussão na vida social a partir da prática de “falar da telenovela” que é, hoje, comprovadamente um ritual cotidiano no Brasil. De fato, estudos mostram que, por vezes fala­se muito mais das telenovelas do que

Relacionados