Disco

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
ARTE: Conceito, Origem e Função
Irama Sonary de Oliveira Ferreira Lívia Freire de Oliveira

INTRODUÇÃO

Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, o seu expressar de ideias, sensações e sentimentos euma forma de comunicação (AZEVEDO JÚNIOR, 2007). A arte surgiu com os primórdios da humanidade, se revelou com suas primeiras ações, principalmente através de seu trabalho, condição necessária para sua sobrevivência, em que o homem utiliza a natureza transformando-a. As pinturas rupestres, também caracterizavam essa primeiras formas de ação, demonstrando que o homem da caverna, naquele tempo, jáinteresse em se expressar de maneira diferente (FISCHER, 1983). Dentre seus possíveis conceitos a “arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções”, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte(AZEVEDO JÚNIOR, p. 7, 2007). Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos, a arte é uma manifestação singular (FONTE). Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido esim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.

Cada sociedade apresenta variados estilo de fazer arte, pois cada uma apresenta seus próprios valores, sejam eles morais, religiosos e artísticos, cada região tem sua cultura, no entanto, a arte se manifestam de acordo com elas(AZEVEDO JÚNIOR, 2007). Portanto, procura-se a partir da discussão deste tema, saber qual o significado e importância da arte para a sociedade, através de um relato sobre sua origem, conceito e função.

ORIGEM DA ARTE O mundo da arte pode ser observado, compreendido e apreciado é através do conhecimento que o ser humano desenvolve sua imaginação e criação adquirindo conhecimento, modificando suarealidade, aprendendo a conviver com seus semelhantes e respeitando as diferenças (AZEVEDO JUNIOR, 2007). A arte é quase tão antiga quanto o homem, pois a arte é uma forma de trabalho, e o trabalho é uma propriedade do homem, uma de suas características e ainda pode ser definido como um processo de atividades deliberadas para adaptar as substâncias naturais as vontades humanas, é a relação deconexão entre o homem e a natureza, comum em todas as formas sociais (FISCHER, 1983). O homem executa seu trabalho através da transformação da natureza. A arte, como um trabalho mágico do homem, é utilizada como uma tentativa de transformação da natureza, sonha em modificar os objetos, dar uma nova forma à sociedade, trata-se de externar uma imaginação do que significa a realidade, portanto o homem éconsiderado, por princípio, um mágico, pois é capaz de transformar a realidade através da arte (FISCHER, 1983). Para executar suas atividades, o homem através de artes, como por exemplo, as pinturas em paredes, foram gerando conhecimentos e criando ferramentas para atender seus interesses. O homem cria a arte como uma forma para sobreviver no meio, expressar o que pensa, divulgar suas crenças (ou ade outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas (FONTE)

Segundo Azevedo Júnior (2007) para que a arte exista é necessário a existência de três elementos: o artista, o observador e a obra de arte. O artista é aquele que tem o conhecimento concreto, abstrato e individual sobre determinado assunto que se estressa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disco
  • disco
  • Disco
  • disco
  • Discos
  • Discos rígidos e discos óticos
  • Hernia de Disco
  • Disco Rígido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!