Disco flutuante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coloque o disco sobre uma mesa, com o balão para cima (ver foto abaixo). Desenrole o bico do balão para que o ar comece a ser soprado pelo furo na rolha de cortiça e dê um pequeno impulso no disco.Note como o atrito é minimizado quando há uma camada de ar entre o CD e a superfície.
Compare as distâncias percorridas pelo CD quando não há ar circulando entre o CD e a mesa e quando há ar sendosoprado pelo balão.

O que acontece
Ao liberarmos o balão, desenrolando o seu bico, a pressão exercida pelas paredes do balão fazem com que o ar escape. Esse ar passa pelo furo feito na rolha decortiça e passa por baixo do CD, formando uma fina camada que circula entre o CD e a superfície.
Essa camada de ar faz com que o CD flutue e, com isso, o atrito diminua suficientemente para que o CDdeslize facilmente sobre a mesa. Com um pequeno impulso ele pode se deslocar por uma longa distância.
Porém, quando o ar para de circular entre o CD e a mesa, este imediatamente para de flutuar.

Parasaber mais
O princípio visto neste experimento é o mesmo usado nos veículos conhecidos como Hovercrats (ou aerodeslizadores). Estes veículos são capazes de se deslocar sobre diversas superfícies,inclusive sobre a água.
Basicamente, eles possuem dois motores: um responsável por impulsionar o ar para baixo (proporcionando a flutuação) e outro que empurra o ar para trás (proporcionando odeslocamento horizontal).

DISCO FLUTUANTE

Objetivo
Mostrar a influência que o atrito exerce sobre o movimento de um objeto.

Contexto
O Princípio da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "umobjeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo também ser o de repouso, se não houver a ação de forças externas". E o atrito, ou melhor, as forças de atrito, são na maioria doscasos, as responsáveis pelo fato de que não se observa comumente um objeto se deslocando continuamente sem a ação de uma outra força propulsora.
Este experimento serve para mostrar que quando posto em...
tracking img