Discipulado6

1621 palavras 7 páginas
CAPÍTULO 6
FORMANDO UMA IGREJA INFLUENCIADORA
TÓPICO 1
FUNDAMENTOS PARA UMA IGREJA INFLUENCIADORA
IINTRODUÇÃO
Paulo em sua segunda viagem missionária funda e organiza a Igreja de Tessalônica, Igreja esta, com características de discipuladora. Como demonstra Atos 17:1-9.
Era uma Igreja composta de artífices e pequenos comerciantes. Esta Igreja nasceu, cresceu e se consolidou de maneira tão exemplar, que se tornou exemplo por outras comunidades vizinhas.
Paulo escreve esta carta um pouco depois da fundação para encorajar, advertir e instruir os tessalonicenses.I Tess 1: 2-10
Havia uma perseguição a esses novos convertidos, sendo tentados a voltar ao paganismo. Paulo faz um paralelo entre doutrina e vida prática cristã.

2 MARCAS DE UMA IGREJA DISICPULADORA
OPEROSIDADE... ABNEGAÇÃO... FIRMEZA
(I Tessalonicenses 1:3) - Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, Operosidade: Trabalhoso; produtivo; eficaz; laborioso.
Abnegação: Renunciar (por abnegação).
Firmeza: Qualidade daquele ou daquilo que é firme; constância; persistência; fixidez; segurança; estabilidade.

2.1 OPEROSIDADE RESULTANTE DA FÉ
Os tessalonicenses possuíam uma fé (Gr pistis) profunda e inquestionável no Deus vivo.
2,2 ABNEGAÇÃO (OU ESFORÇO, TRABALHO) MOTIVADA PELO AMOR.
O amor ágape têm aqui uma conotação de amor cristão e muito trabalho. Esse amor se resume em atitude. Onde há este amor há: doação, altruísmo, participação efetiva e edificação mútua, também por obras e na verdade.

2.3 FIRMEZA PROVENIENTE DA ESPERANÇA
A trilogia: fé, esperança e amor estavam firmadas nesta Igreja. Eram cristãos consistentes, persistentes, firmes e constantes que demonstravam a vida cristã normal e simples que viviam.

3 ALICERCES DO DISCIPULADO NA IGREJA
(I Tessalonicenses 1:5) - Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem

Relacionados