Discipulado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2204 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPULADO
IGREJA PENTECOSTAL MANTO DE MISTERIO
O QUE É DISCIPULADO?
A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.
Percebe-se, então, que o discipulado é um processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensinar aprende com o que é ensinado evice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, já que a Visão não pode parar.
Muitos homens na Bíblia passaram por este estágio e, alguns, foram discipulados pelo próprio Deus:
- Adão – Adão foi discipulado pelo próprio Deus. Nos capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, lemos o relato da criação de todas as coisas. Antes de Deus formar o homem, ele preparou o ambiente para que ele pudessehabitar ali. No verso 18, do capítulo 2, lemos:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhe chamariam; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome.” (...)
Entendemos, por essesversículos, que Deus estava se relacionando com o homem e o ensinando a ter domínio sobre todas as coisas que Deus criara. Era Deus discipulando Adão.
Moisés exerceu discipulado sobre Josué, e foi discpulador por seu sogro e muitos outros exemplos bíblicos de discípulos e discipuladores. Elias também exerceu discipulado sobre Elizeu.
Partiu pois, Elias (Monte Horebe ) e achou a Elizeu, filho de Safate,que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.
Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. (I Reis 19:19-21)Percebemos então que o discipulado é uma prática muito comum desde o Antigo Testamento, e que tem muito validade em nossos dia.

O DISCÍPULO E A COMUNIDADE
A família foi uma instituição criada por Deus, cuja finalidade é proporcionar os meios para que o homem cumpra os propósitos divinos destinados a ele.
O homem é de natureza gregária, deseja aproximar-se de seus semelhantes e viver em comunidade. Ocapítulo 17 de João é conhecido como a “ Oração Sacerdotal de Jesus ”. No capítulo mencionado, Jesus orou por si mesmo (v.1- 5) e pelos seus discípulo (‘Jo’,17,6). Esta é a oração mais longa de Jesus,sendo a maior parte focalizada em seus discípulos. O Mestre salientou: “ Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal ”( v.15 ). O objetivo de Jesus era que seus discípulos atuassemde forma decisiva no mundo,cumprissem sua real missão de expandir o Evangelho. Essa finalidade não seria cumprida, se os discípulos se isolassem do mundo.

I. UMA NOVA VIDA ESPIRITUAL Agora, o cristão tem a sua disposição a verdadeira vida conforme Jo. 10: 10 : “ O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância .”
1.UMA NOVA FÉ Apósobter a nova fé em Cristo Jesus, o discípulo poderá pensar: Deverei viver de forma reclusa ? Poderei continuar participando das mesmas coisas ? Deus não deseja que o crente adquira comportamentos do tipo “ convento”, porém deseja que ele compartilhe sua fé. Jesus afirmou ao gadareno : “ Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes , quão grandes coisas o Senhor te fez e como tevemisericórdia de ti”, Mc.5 :9 . Uma outra atitude errada se mostra, quando o novo crente convive em ambientes diferentes ; no meio de incrédulos , ele se comporta de uma forma e no relacionamento com seus irmãos na fé ele age de outro modo. É necessário que o convertido assuma uma posição : “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.”...
tracking img