Discipulado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto-atividade do cap.01

1 – Explique por que Deus orienta seu povo a “contar” suas atividades na história?
Resposta:
▪ Primeiro, para que a nossa geração confie em Deus e mantenha a memória viva do projeto divino na História.
▪ Segundo para que a futura geração não repita os erros de infidelidade do passado. Para isso, os filhos precisam ouvir dos pais os ensinos sadios que lhescontaram.

2 – O que uma igreja local “perde” quando o conteúdo da palavra e da história da salvação não é adequadamente compartilhado?
Resposta:
Ele perde a principal lição que é aprender com a história as proezas de Deus, que é o principal legado espiritual, a fé num único Deus vivo e verdadeiro presente na História, Nesta perspectiva, todo cristão precisa ter uma visão da História, tendo seuolhar no passado, para aprender a vivenciar o futuro.
Deus nos orienta, sobre contar a história para as futuras Gerações, no sentido de:
Primeiro: Para que a nossa geração confie em Deus e mantenha a memória viva do projeto divino na história.
Segundo: Para que a futura geração não repita os erros de infidelidade do passado. Para isso os filhos precisam ouvir dos pais os ensinos sadios que lhescontaram.

3 – O que cada geração necessita ter para transmitir com relevância à geração seguinte a palavra e os “feitos do senhor”
Resposta:
Assim como o Salmista Davi, nos temos que treinar a Geração futura, de tal maneira que venhamos a manter seus corações firmes em Deus, para não se esquecerem das suas obras. É uma boa prática levar o Jovem a guardar em sua memória as palavras daescrituras, visto que, no futuro, eles poderão recordá-las muitas vezes, em momento de tentação e tristeza. Os ensinos e feitos do Senhor devem ser expressos normalmente explicando o que aconteceu no passado, para que ele se torne uma lição para o presente e o futuro.

4 - O que você tem recebido em sua jornada espiritual é um conteúdo relevante para ser transmitido para a próxima geração? Por quê?Resposta:
Sim, pois o que tenho recebido é que devemos ser imitadores de Cristo, e transmitir essa verdade aos novos discípulos, com persistência ensinado-os, como um pai ensina seus filhos, tanto formal como informal. Assumindo a responsabilidade que estou contribuindo para a formação do caráter deste futuro líder. Tenho procurado Ser gentil, ser alguém quebrantado e pronto para ouvir.

5- Aforma como você tem comunicado a palavra e os feitos do Senhor tem sido eficaz? Como você poderia melhorar nesta área? E pensando em seu contexto familiar, o que você sente que tem negligenciado quanto a compartilhar a palavra e os feitos do Senhor?
Resposta:
Ás vezes sim, e as vezes não. Procurando seguir sempre os métodos de discipular de Jesus. A exigência de Deus em que se seguisse o seumodelo e não outro qualquer era tão evidente que levantou e capacitou pessoas para este fim. Compartilhar com mais persistência o que Deus fez no passado e pode ainda fazer por mim, pelos outros, para igreja, e pela minha família. Creio que minha maior negligência e a oração e jejum com intercessão profunda. Plantar no coração dos nossos filhos de que quando a família ora, unida, Deus move os céus emnosso favor. Tomar a causa um do outro.

Auto-atividade do cap. 02

1- Que dúvidas lhe surgem quanto ao discipulado de Jesus?
Resposta:
Na verdade não tenho dúvidas, mas tenho uma opinião formada Está na hora de a Igreja de Jesus abandonar a concepção de que discipulado é um ministério da igreja que se preocupa com novos convertidos. Discipulado também não é apenas um encontro semanal paraestudar a Bíblia, cantar e passar alguns momentos de comunhão e oração. Discipulado vai, além disso.
Seria bom se pudéssemos perguntar: “O que será que Jesus tinha em mente? O discipulado que Ele praticou produziu personalidades expressivas. À maneira de Jesus discipular deu origem a homens e mulheres que impactaram a sociedade em que viviam”.
O discipulado praticado por Jesus forjou homens e...
tracking img