Discipulado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HERMENÊUTICA: "A COSMOVISÃO DOS ESCRITORES SAGRADOS “

Acadêmico: Sebastião Rodrigues
Professor: Francisco Adão da Silva
ITQ- Instituto Teológico Quadrangular- Reg. 308
Curso: Livre em Teologia à Distância Disciplina Hermenêutica

17/12/12

Resumo

Sendo a Hermenêutica a arte de interpretar textos bíblicos ignorá-la seria conduzir a erros e as heresias que poderá ser prejudicial nocontexto às escrituras, pois elas foram dadas como sendo a principal arma do cristão, para conduzir o homem à salvação, uma vez que a mesma fora escrita por santos homens de Deus, inspirados pelo Espirito Santo em torno de 1500 anos em lugares distantes e diferentes, pela superabundância de expressões figuradas e simbólicas que ocorrem nas escrituras, certos doutores têm negado a inspiração daBíblia.

Palavras-chave: Hermenêutica; Escrituras; Salvação.

1. INTRODUÇÃO

Serão demonstradas as técnicas da hermenêutica segundo estudiosos a compreensão da Bíblia, como devemos estudá-la com um espírito dócil, e ter paciência para um estudo proveitoso da Bíblia, uma vez que o diabo tenta ludibriar com suas artimanhas aos leitores trazendo dúvidas e engano e colocando até em jogo à salvaçãodos escolhidos.

2. A HERMENÊUTICA

Como disciplina, é tida como a ciência da interpretação, não apenas pela teologia mas também pela filosofia, literaturas legais etc. Como ciência a hermenêutica possui princípios e regras de interpretação que é apresentado nesse trabalho.
Dentro da grade acadêmica de qualquer curso de teologia, a hermenêutica compõe o grupo de disciplinas denominadas deTeologia Pratica indispensável ao trabalho do exegeta e do pregador. Segundo a hermenêutica texto nenhum existe independentemente do pensamento de seu autor. Considerando que Deus é o grande Autor das escrituras e que ele se valeu de escritores, cada qual em seu tempo e cultura, para transmitir uma mensagem universal com valores morais absolutos, torna-se necessário compreender com precisão, o quequer nos comunicar. Dos pregadores espera-se total fidelidade na tarefa de porta vozes de Deus. Aí reside toda importância da hermenêutica. Uma vez que as escrituras e seus ensinamentos são considerados revelações de Deus, ou seja, não são produtos da percepção humana nem resultado do seu labor. No entanto, mesmo com a Bíblia em punho somos capazes de nos afastar da simplicidade da mensagem de Deuse nos embaraçar nas complexas tramas do folclore.
Algumas ferramentas usadas pelo interprete:
- A Bíblia. SE possível em mais de duas versões. Comparar textos pode ser muito elucidativo e auxilia muito na compreensão da aplicação.
- O Dicionário Bíblico. Auxilia no entendimento de termos com o sentido que tem o texto
- Chave Bíblica ou concordância Bíblica. Trata- se de palavras e assuntosimportantes.
- Dicionário Comum. Pois não conhecemos todos os vocábulos existentes.
- Enciclopédias Bíblicas. Que enriquecem nosso conhecimento.
- Comentários. É bom levarmos em conta que todo recurso material existente para um bom trabalho hermenêutico será útil.

3. RELEVÂNCIA

Desta forma vemos que á Igreja do Evangelho Quadrangular embasa sua mensagem no Espirito Santo, mas com uma uniãoconjunta com os termos hermenêuticos, trazendo uma maior consistência em sua estrutura teológica. Tendo o Espirito como diretor da Igreja, e as técnicas como complementos para o crescimento tanto espiritual, como teológicos. Fazendo dela uma Igreja forte e organizada estruturalmente.

4. CONCLUSÃO

O que temos estudado aqui são apenas subsídios para uma interpretação mais segura. De maneiranenhuma queremos com isto substituir o método mais antigo e eficaz que existe: A leitura humilde regada de oração, jejum, e na totais dependências do maior interprete das Escrituras Sagradas- O Espirito Santo.

Bibliografia:
Hermenêutica , E. Lund/ P.C. Nelson – Editora Vida – 13ª edição;
Hermenêutica, Princípios e Processos de Interpretação Bíblica, Henry A. Virkler – Editora Vida – 6ª...
tracking img