Disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAPA DE RISCOS E SUA IMPORTÂNCIA: COMO APLICÁ-LO A UMA GRÁFICA
(1) Celso Lima Bitencourt, Eng.º de Segurança (2) Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, D.Sc. (3) Gilson Brito Alves Lima, Eng.º de Segurança, M.Sc.
UFF - CTC - LATEC - Pós-Grad. em Engenharia de Segurança do Trabalho Caixa Postal 100-175 - CEP.: 24001-970 - Niterói - RJ - TeleFax. (021) 717-6390 Email: quelhas@civil.uff.br ABSTRACT: Thiswork has as objective to show the importance of the elaboration of a risk map, by using it to indicate the existing risks in a graphical. KEYWORDS: Security, Environmental Risks.

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da elaboração de um mapa de risco, utilizando-se do mesmo para indicar os riscos existentes em uma gráfica. PALAVRAS-CHAVES: Segurança, Riscos Ambientais.1. INTRODUÇÃO
Inicialmente, iremos ver como surgiu, e a necessidade de sua existência. Em 1944, foi criada a primeira legislação estabelecendo a obrigatoriedade de formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPAS. A partir de 1970, o número de acidentes no Brasil cresceu muito, devido ao aumento do parque industrial. Criaram-se normas e procedimentos visando a redução nonúmero de acidentes. Torna-se obrigatório na empresa, profissionais especializados na área de saúde e segurança no trabalho. Porém, o número de acidentes continuou crescendo, mesmo nos anos em que não ocorreu crescimento econômico, tornando a situação ainda mais preocupante. O Brasil chegou a Ter 10% de seus trabalhadores acidentados nos anos de 1975 e 1976.

2. E COMO SURGIU ESTE TIPO DEREPRESENTAÇÃO DOS RISCOS PROFISSIONAIS?
Surge, então, o mapa de riscos como uma solução inovadora, que envolvia empresário e empregado, tendo como objetivo comum a redução dos acidentes profissionais. Foi implantado pelo Ministério do Trabalho e da Administração, através do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho, órgão do mesmo Ministério, através daPortaria nº 05 de 17 de agosto de 1992, tornando-se obrigatório em empresas com certo grau de risco e um número de empregados que exige a criação de uma CIPA. O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos locais de trabalho, mesmo que neste local não haja processo produtivo. Será sempre afixado em locais de fácil visualização, alertando os trabalhadores da empresa e as pessoasque não pertençam ao quadro da mesma, que ali transitem, sobre os riscos inerentes a este local. O mapa de riscos é elaborado pela CIPA, ouvidos os trabalhadores envolvidos no processo produtivos e com a orientação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da empresa, quando houver. Ou seja, é imprescindível a participação de pessoas que estão diretamente atuando com osriscos pelo qual deseja-se eliminar. O mapeamento deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA; ou seja, um número cada vez maior de trabalhadores vai se familiarizando com este método prevencionista de acidentes, contribuindo então, para eliminá-los ou controlá-los. Cabe ao empregador, no prazo de trinta dias, contados da data do recebimento da cópia da ata de reunião da CIPA, julgarse há ou não necessidade de realização do mapa de risco sugerido pela CIPA, visando a eliminação de riscos acidentais. A empresa estará sujeita à multa imposta pelo Ministério do Trabalho, na falta de elaboração e de afixação do mapa de riscos ambientais. Os casos extremos ficarão caracterizados quando a lei for fraudada ou houver resistência à fiscalização por parte do empregador. As infraçõessão classificadas por sua intensidade, representada por números de 1 a 4, graduadas de acordo com o número de empregados da empresa. Na NR-9, temos os valores das multas, que irão variar de acordo com a intensidade da infração. Dentre as infrações de intensidade máxima, podemos citar a que a pessoa responsável pelas alterações dentro do estabelecimento, deixar de

atender a solicitação da...
tracking img