Disciplina: desenvolvimento economico e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÃNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: O licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidores é um dos principais instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, deíndole preventiva, que visa compatibilizar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.
Licenciamento ambiental pode ser definido como “ o procedimento administrativo em que o órgãoambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais e que afiguram como efetiva ou potencialmente poluidores, ouainda os que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”.


DAS LICENÇAS: O licenciamento ambiental visa a obtenção em seqüência de três licenças, à saber:

a) Licença Prévia: aprovaa localização e a concepção do empreendimento e atesta a sua viabilidade ambiental. Estabelece os condicionantes ambientais a serem observados pelo empreendedor para a licença seguintes. Prazo máximode validade de 05 anos.

b) Licença de Instalação: aprova a instalação do projeto e se autoriza construir, edificar, cortar arvores (desde que tenha autorização para tal) e todas as obrasnecessárias para o empreendimento. Estabelece os condicionantes ambientais a serem observados pelo empreendimento. Estabelece os condicionantes ambientais para a licença seguintes. O prazo da licença deinstalação é o definido no cronograma do projeto, não podendo ser superior a 06 anos.

c) Licença de Operação: autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento dasmedidas e condicionantes que constam das licenças anteriores. Além disso, determinará as medidas de controle ambiental e condicionantes de observância necessária após o efetivo funcionamento doempreendimento. O prazo de uma licença de operação é de no mínimo 04 anos e no máximo 10 anos.

O prazo de análise da licença pelo órgão ambiental responsável, com o deferimento ou indeferimento, é...
tracking img