Discernindo as sombras e andando na Luz Meditação no Salmo 119.105 Sete sinais do “líder iluminado”.

6225 palavras 25 páginas
Discernindo as sombras e andando na Luz
Meditação no Salmo 119.105

Sete sinais do “líder iluminado”.

Introdução:

O livro dos Salmos é uma coletânea de poesia hebraica narrando as experiências do povo de Deus no Antigo Testamento. Por ser poesia, é a parte mais íntima e pessoal do AT, pois, sem rodeios ou “maquiagem” religiosa, mostra como era o pulsar do coração piedoso naqueles tempos em que ser-humano não causava qualquer tipo de contra-indicação no servir a Deus. A linguagem dos salmos é a linguagem da alma onde Deus toca cada pessoa, assim como um músico se esforça para num “tanger com arte” tocar seu instrumento! Nos salmos a alma humana conversa ao pé do ouvido com Deus!
No Salmo 119 existem 22 seções de acordo com os melhores eruditos do Antigo Testamento. Cada uma representando as 22 letras do alfabeto hebraico. O versículo que escolhemos para meditação (105) faz parte do conjunto de versículos que compõem a 14ª ( décima quarta seção) representada pela letra “num” do alfabeto (do 105 ao 112), esta letra pode ser um indicativo de que a Palavra é o único farol nas trevas e tempestades deste mundo. O salmista esta dizendo, então, que, a única maneira de se manter seguro na vida é olhar para o farol, deixar-se guiar pela luz do horizonte que alumia o vasto oceano de escuridão e desafios que cerca navegação da vida! Como um barco que busca chegar em terra firme em meio a tempestade, assim somos nós os eternos navegantes!

Palavra-chave: cada seção do Salmo 119 apresenta uma idéia central, aqui estamos falando da Lâmpada como idéia chave.

Lâmpada para os meus pés...

É muito importante perceber que o salmista fala de luz que ilumina os pés. Isto indica que se trata de um princípio que orienta o andar. Assim como o marinheiro navega em meio as tempestades e, em meio as tormentas mira o olhar para o farol, somos todos caminhantes que necessitam mirar o olhar no Farol que é Jesus. “Eu sou a Luz do mundo” declarou Jesus em João 8.12 e 9.5. Quando

Relacionados