Discalculia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDILENE ARCARDI MELO
THÁLITA MARTINS
PAULO HENRIQUE











DISCALCULIA















Sinop/MT
2011
EDILENE ARCARDI MELO
THALITA MARTINS
PAULO HENRIQUE













DISCALCULIA








Trabalho de Conclusão de Curso, submetido a apresentação pública, como exigência para a obtenção do título de Técnicoem Secretariado.

















Sinop/MT
2011
SUMÁRIO

CAPÍTULO I 4
INTRODUÇÃO 4
1.1 Justificativa 4
1.2 Problematização 5
1.3 Objetivos 5
1.3.1 Objetivo Geral 5
1.3.2 Objetivos Específicos 5
1.4 Hipóteses: 5
CAPÍTULO I I 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1- O Secretário e sua História 6
2.1.1 Origem- Civilizações antigas (Egípcios, Mesopotânia, Síria, Cristã) 62.1.2 Desenvolvimento da Taquigrafia 6
2.1.3 Origem da palavra Secretário (a) 6
2.1.4 Evolução da Profissão de Secretário 7
2.1.5 História do Secretariado no Brasil 7
2.1.6 O Novo Perfil do secretariado 8
2.1.7 Secretária Moderna 10
2.2 O que é ergonomia? 11
2.3 Profissionais ergonômicos 12
2.4 Patologias ocupacionais 13
2.4.1 Ler/Dort 15
2.4.2 Stress 15
CAPÍTULO III 17
METODOLOGIA17
3.1 Tipos de pesquisa 17
CAPÍTULO IV 19
ANÁLISE DOS DADOS 19
CAPÍTULO V 27
BIBLIOGRAFIA 28

CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO


A capacidade de raciocínio de um aluno se desenvolve ao longo de um período de tempo, que esta diretamente ligada com á vivência de uma sucessão de experiências diversas e potencialmente ricas, relacionadas ao desenvolvimento dos diferentes ramos da matemática.Privilegiamos assim o pensamento aritmético, algébrico, geométrico e o pensamento estatístico- probabilístico.
Cremos que o desenvolvimento do pensamento aritmético inicia-se a partir da construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal. O próximo passo é ampliar a compreensão do significado das operações permitindo seu uso adequado na resolução de problemas. Esse marco deaprendizagem começa com a alfabetização matemática na educação infantil e continua ao longo de toda escolaridade. Sendo assim o processo de conhecimentos específicos da leitura de palavras e números, a leitura dos números arábicos obedece como na escrita, um conjunto de regras de conversão que é dado à criança durante o seu desenvolvimento, porém essas regras estão bastante dissociadas, uma criançaque apresenta um nível normal de leitura e escrita para sua idade pode apresentar uma dificuldade léxica na escrita e leitura dos numerais arábicos.
Os distúrbios de aprendizagem não esta vinculado apenas com a aritmética, mas também com a relação entre as coisas, tamanhos quantidades e espaço, também é possível observar falhas na disposição de números o que impede a realização dasoperações, a falta de conhecimento dos conceitos básicos da matemática da parte das crianças, dificultando ainda mais o aprendizado.





1.1 Justificativa


Aprender sobre o distúrbio de aprendizagem voltado para a matemática a discalculia, conhecer seus transtornos e dificuldades, na ambição de poder melhor cumprir meus deveres como futura profissional da área, trazer o alerta pra os demaisprofissionais pra que cada vez menos, cometam erros no processo educativo, mostrar a importância de um diagnostico preciso para alunos com discalculia para que possamos identificar o devido desafio a serem conquistados por ambas as partes no processo educativo.


1.2 Objetivos




1.2.1 Objetivo Geral

Levantar algumas hipóteses sobre a aprendizagem de crianças com discalculia,mostrar que apesar das dificuldades a serem enfrentados na vida escolar, os alunos com tal distúrbio, não precisam necessariamente ter uma rotina de estudos complicados e prejudiciais para seu desempenho educacional, mas constatar que quando existe uma troca de cumplicidade entre aluno e professor pode se adotar diferentes métodos de ensino e aprendizagem com qualidade e conseguindo bons...
tracking img