Diretrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Histórico e Justificativa.
Desde 1995 o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação têm, conjuntamente, reunido esforços para que os temas em saúde sexual e saúde reprodutiva sejam trabalhadosnas escolas. Desse trabalho nasceu o projeto escolas, que teve como elementos inovadores a disponibilização de preservativos nas escolas, a integração entre as escolas e as unidades básicas de saúde,respeitando a autonomia dos sistemas educacionais e das escolas, bem como a participação da comunidade no processo.
Em 2005 o projeto foi reformulado, Novas estratégias foram definidas, entre elas: omonitoramento das escolas a partir da inclusão de um questionário específico no Censo Escolar; a incorporação de diretrizes para que as ações possam atingir alunos a partir das primeiras séries doensino fundamental; o apoio a estados e municípios na constituição de 22 grupos gestores intersetoriais nas 27 UF; a realização de oficinas macrorregionais; o apoio a eventos regionais e a produção,impressão e distribuição de materiais educativos.
No dia 9 de dezembro de 2005, os ministros da Saúde, da Educação e os representantes da UNESCO e do UNICEF no Brasil participaram do evento paraconsolidação da política de prevenção das DST/aids nas escolas, e da apresentação do plano de ações para 2006. O evento contou com a participação de representantes de alunos, professores, universidades, eorganizações da sociedade civil.
A maneira como o processo vem sendo conduzido fortalece a integração entre esses dois ministérios, trazendo uma resposta positiva às escolas e às unidades de saúde que jádesenvolvem ações, e estimulando gestores federais, estaduais e municipais a valorizarem o espaço escolar como um local privilegiado para desenvolvimento de ações em saúde sexual e saúdereprodutiva.
Temos como desafio a ampliação da cobertura das ações para toda a rede de ensino fundamental e médio, a qualificação dos serviços de saúde para o acolhimento das demandas dos jovens e o aumento da...
tracking img