Diretrizes para a realizacao de um seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
1. OBJETIVOS
Objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. O seminário é considerado aqui como um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários.
Para alcançar esse objetivo último, o seminário deve levar todos osparticipantes:
A um contato íntimo com o texto básico, criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo.
À compreensão da mensagem central do texto, de seu conteúdo temático.
À interpretação desse conteúdo, ou seja, a uma compreensão da mensagem de uma perspectiva de situação de julgamento e de crítica da mensagem.
À discussão da problemática presente explícita ou implicitamenteno texto.
Essas etapas devem ser preparadas e realizadas de acordo com as diretrizes da leitura analítica, sendo que a análise textual, pelo menos em cursos avançados, deve ser realizada previamente por todos participantes.
2. O TEXTO-ROTEIRO DIDÁTICO

Para facilitar a participação de todos, o coordenador do seminário, através de preparação prolongada e pesquisa sistemática, fornece comomaterial de trabalho, antes do dia da reunião do seminário, um texto-roteiro, apostilado. Desse roteiro constam:
2.1. Material a ser apresentado previamente pelo coordenador
trata-se do texto-roteiro para seminário com o seguinte conteúdo: apresentação da temática do seminário, breve visão de conjunto da unidade e esquema geral do texto.
Quanto a apresentação temática do seminário, é de seobservar que não se trata da analise temática como um todo, mas, para apresentar o tema do seminário, tal qual é determinado pelo texto, o responsável, em geral, recorre à primeira etapa dessa análise.
A visão de conjunto é elabora como foi estipulado quando da análise textual. Assinalam-se, em grandes linhas, as várias etapas do texto estudado. não se apresenta um resumo, uma síntese lógica doraciocínio, mas simplesmente são enunciados os vários assuntos abordados na unidade. Indica-se, entre parênteses, numero das paginas cujo conteúdo remete-se ao texto básico.
O esquema geral de que se trata aqui é a estrutura redacional pelo texto, o seu plano arquitetônico. toma a forma de um índice dos vários tópicos abordados. Para realizar esse esquema, divide-se o texto como se intitulassem osvários temas tratados.
Tais elementos constam do texto-roteiro como guia de visualização da estrutura redacional do texto, o que facilitará aos demais participantes sua posição diante do mesmo quando da preparação da leitura.
Situação da unidade estudada no texto de onde é tirada, na obra do autor, assim como no pensamento geral do autor e no contexto histórico cultural em que o autor estudado seencontrava. O responsável pelo seminário recorre à análise textual' e à análise interpretativa. A compreensão do pensamento geral do autor favorece a compreensão do texto estudado.
Elaboração dos principais conceitos, ideias e doutrinas que tenham relevância no texto. Trata-se de uma tarefa de documentação feita quando da análise textual e realizada de acordo com a técnica dadocumentação.Note-se que a pesquisa é feita sobre outras fontes que não o texto básico e o texto complementar do seminário, uma vez que esses esclarecimentos visam tornar a compreensão do texto acessível. Se o conceito já se encontra suficientemente esclarecido no texto, é desnecessário redefini-lo, exceto se isto representa maior explicitação
 Roteiro de leitura com síntese dos momentos lógicos essenciais dotexto. Essa etapa é feita de acordo com a análise temática e compõe-se fundamentalmente da exposição sintetizada do raciocínio do autor. Note-se que a exposição será resumida, mais indicativa do que explicitativa: não substitui a leitura do texto básico, mas, antes,exige-a. A finalidade do roteiro é permitir a comparação das várias compreensões pelos diferentes participantes.
A problematizarão...
tracking img