Diretrizes de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
























DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR EM ADMINISTRAÇÃO























FEVEREIRO/2012

SUMÁRIO




1 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO ................................. 3
2 O EXERCÍCIO DO ESTÁGIOCURRICULAR ............................................................ 3
3 FORMAS E MOMENTOS DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR ............ 4
3.1 Desempenho das atividades práticas ..................................................................... 4
3.2 Atividades de reflexão .............................................................................................. 5
3.3Atividades alternativas equivalentes ...................................................................... 5
4 REQUISITOS EXIGIDOS ............................................................................................ 5
5 VALIDAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR .............................................................. 7
6 RESPONSABILIDADES, ATIVIDADES E PRAZOS DO EC..................................... 8
ANEXOS ........................................................................................................................ 8


1 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

Entende-se por estágio as atividades de aprendizagem profissional, relacionadas à área de formação dos estudantes, em que os mesmos participam de situações reais de trabalho.

Osprocedimentos normativos abaixo visam a regulamentar a atividade de estágio para os cursos de Administração da UNIP, em consonância com o e com a Lei nº 11.788/08.

Existem duas modalidades de estágio: não-obrigatório e obrigatório, conforme definições abaixo.

Entende-se por Estágio Não-Obrigatório o estágio contratado, nos moldes da lei 11.788/08 e em consonância com as normas da Universidade,que exceda ao mínimo exigido de 300 horas de estágio curricular obrigatório. As horas realizadas de Estágio Não-Obrigatório contratado constarão da parte de observações do histórico escolar do aluno.

O Estágio Não-Obrigatório pode ser realizado desde o primeiro semestre do curso, obedecidas as exigências da Lei 11.788/08 e as diretrizes da Universidade. As atividades exercidas pelos alunos noestágio não-obrigatório devem estar ligadas às disciplinas do curso, conforme “Orientações para atividades de estágio, a partir das grades de disciplinas do curso de Administração (Geral e Comércio Exterior), em consonância com as exigências da Lei 11.788/08” (anexo).

Entende-se por Estágio Obrigatório o Estágio Curricular, definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), alvo principal desteconjunto de Diretrizes.

Nos cursos de Administração da UNIP, o Estágio Curricular (EC) constitui-se numa atividade obrigatória, estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), voltada para a consolidação do perfil desejado do egresso. O cumprimento da carga horária, e a realização dos relatórios obrigatórios, são requisitos para a aprovação do aluno e para a obtenção de seu diploma.



2 OEXERCÍCIO DO ESTÁGIO CURRICULAR (EC)

O EC compõe um exercício de, no mínimo, 300 horas de atividades práticas, desenvolvidas no âmbito de organizações reais, compatíveis com os conhecimentos de Administração, seguidas de análise e reflexão sobre os processos administrativos, de modo a evidenciar a capacidade dos alunos de “identificar/definir com clareza a ‘razão de ser’ dos trabalhos eorganizações em que estiverem envolvidos”, conforme estabelecido no Perfil do Egresso do Curso de Administração da UNIP.

Perfil do Egresso

“Os alunos do Curso de Administração da UNIP deverão ser capazes de identificar/definir com clareza a “razão de ser” (missão) dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos e os fatores e meios necessários para que eles possam contribuir para o...
tracking img