Diretrizes curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O aprendizado das ciências na educação básica depende da integração entre as várias disciplinas existentes no currículo escolar.

Essa integração depende de vários fatores tais como: a natureza da própria disciplina, as características dos alunos, a formação do professor e até mesmo das condições físicas onde ocorra o processo ensino aprendizado.

O ensino de Ciênciasdeve partir do conhecimento cotidiano. E vivenciando este cotidiano o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico, porque faz parte de sua cultura, do desenvolvimento tecnológico e no modo de pensar de todos (DELIZOICOV & ANGOTTI, 1994; KRASILCHIK, 1987; BRASIL, 1997; PEREIRA, 1998).

O ensino de Ciências Naturais ajuda a criança desenvolver, de maneira lógica e racional,facilitando o desenvolvimento de sua razão para os fatos do cotidiano e a resolução dos problemas práticos.



DIRETRIZES CURRICULARES DA CIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA



A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele (BRASIL,1994a). A criança, assim, não é uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura (FARIA, 1999).
Olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo,concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases epistemológicas que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância. Os novos paradigmas englobam e transcende a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.Embora dependente do adulto para sobreviver, a criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê. A partir de seu nascimento, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles que se encontram por perto, marcando a história daquela família. Os elementos de seu entorno que compõem o meio natural (o clima, por exemplo), social (os pais, porexemplo) e cultural (os valores, por exemplo) irão configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos.
A educação em ciência e tecnologia foi reconhecida como atividade essencial no desenvolvimento econômico, cultural e social do país.
Questionar sobre “que ciência é ensinada na escola” implica uma reflexão a respeito, por exemplo, de como o conhecimento científico éentendido pelos professores; de como ocorre a divulgação do conhecimento científico em ambiente escolar; do papel dos sujeitos envolvidos no processo da educação científica; de que olhar o estudante tem a respeito desse conhecimento e sobre a importância de se discutir com tais sujeitos a respeito da natureza da ciência.
Tal problemática tem chamado a atenção de pesquisadores e tem sidoinvestigada em diversos momentos.
Villani (2001) comenta que o entendimento a respeito da natureza da ciência também pode estar associado aos movimentos na área de ensino de Ciências. O autor cita como exemplo, que os grandes projetos da década de 1960 não escondiam seu caráter empirista e positivista, corroborando as pesquisas que têm mostrado tais concepções, que podem influenciar na metodologiado ensino de ciências. Nesse sentido, os professores, ao acreditarem em uma ciência verdadeira e imutável terão pouca chance de iniciar discussões a respeito do papel da ciência no cotidiano dos estudantes. Também, há pouca chance de, ao considerar uma ciência essencialmente positiva, promover discussões a respeito do caráter provisório das teorias científicas, com o perigo de reprodução de...
tracking img