Diretrizes curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1.INTRODUÇÃO
A função das instituições de Educação Infantil, , ainda se inscreve no projeto de sociedade democrática, com responsabilidades no desempenho de um papel ativo na construção de umasociedade livre, justa, solidária e orientada.
As diretrizes curriculares têm como princípios, metas e objetivos garantir ampla liberdade às instituições de ensino na composição das unidades de estudoe na organização da carga horária a ser cumprida para a integralização curricular.
Nesse trabalho vamos frisar a importância das diretrizes curriculares a formação do professor de educaçãoinfantil, enfatizando as disciplinas de: Educação da Criança de 0 a 5 Anos; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino e Alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação.Tendo como objetivo conhecer e analisar em que medida as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais manifestam-se na prática pedagógica na educação infantil.

2. DESENVOLVIMENTOA educação, como estrutura socialmente ativa, reflete o conjunto das contradições que permeiam o contexto social. É no contexto dessas contradições que está a expectativa de que a escola contribuapara a formação de pessoas capazes de analisar criticamente a realidade na qual está inserida e exercer participação cidadã em seu meio.
Desse modo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para aEducação Infantil foram elaboradas a partir da necessidade da sociedade, pesquisadores e professores universitários, que expuseram suas preocupações e anseios em relação à educação Infantil, considerando jáhaver conhecimento consistente acerca do que pode fundamentar um bom trabalho junto às crianças, frente a necessidade de estruturar e organizar ações educativas com qualidade, articulada com avalorização do papel dos professores que atuam junto às crianças de 0 a 5 anos. Estes são desafiados a construir propostas pedagógicas que, no cotidiano de creches e pré-escolas, deem voz às crianças e...
tracking img