Direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior Profº. Paulo Martins

Dimes Mahmud

Resumo do livro Vigiar e Punir de MichelFoucault

Sobradinho – DF
2008

Introdução

O livro vigiar e punir mostra-nos uma visão do poder disciplinador, como uma maneira avançada do poder contemporâneo das sociedades noqual seria o poder das leis. Mostra-nos como era realizados as faces dos processos, seus julgamentos e aplicação das penas.

Suplicio:

Desde o inicio da humanidade a idéia depunição já existia, pois era um dos meios mais eficazes de deixar a sociedade em harmonia e conviver com seus semelhantes.
Houve um tempo de grande barbárie em nome da paz social. Surge aprisão e acompanhada de suplicio, que significa, grande punição corporal, imposta por sentença, execução capital, pena de morte, tortura, grande tormento, sofrimento cruel. Foi no período medieval quetodo esse suplicio começou, nesta época que se via o maior numero de casos de punição severas, como corpos mutilados, dor, sofrimentos, e havia todo um processo de apuração, julgamentos e condenaçãoe todos eram legais. Os julgamentos eram feitos em lugares fechados sem conhecimentos do publico e na maioria das vezes sem o conhecimento do réu, não se tinha defesa, não tinha nada que abrandassesua condenação a não ser sua confissão que o mandaria direto para a forca. Na verdade um evento bárbaro em praça publica.
A partir do século XVIII se da inicio a uma mudança, para osmétodos de suplícios, chamado”economia do castigo” morte mais eficiente sutil, século XIX some por completo o suplicio ou seja o espetáculo da punição física.
Vê-se como mecanismopunitivo à exploração da mão de obra dos detentos, de modo econômico e forma do mesmo pagar pelo seu erro sem remuneração mais como beneficio próprio depois resocializa-lo a sociedade.

Punição:...
tracking img