Direto do trabahp

4118 palavras 17 páginas
DIREITO DO TRABALHO – LEGISLAÇÃO NO BRASIL

Capital X Trabalho e o processo de desvalorização das classes trabalhistas: Professores Públicos e Policiais

Mudanças na organização do trabalho são uma constante na sociedade capitalista, mas, a partir da segunda metade do século XX, essas mudanças têm apresentado uma complexidade particular verificada pelo incremento dos processos de trabalho automatizados e flexibilizados, pela redefinindo da produção, da circulação da produção e do perfil dos consumidores. Nesse processo, os contratos que estimulam o trabalho parcelado, subcontratado, terceirizados e outras formas alternativas de organizar o trabalho tem garantido o crescimento do desemprego, da informalidade e da precariedade das condições de vida e de trabalho das pessoas.
Partindo da preocupação com as mudanças na organização do trabalho e com os desdobramentos dessas mudanças na organização do trabalho pedagógico, o capitalismo vive um novo padrão de acumulação decorrente da globalização da economia e da reestruturação produtiva, que passa a determinar um novo projeto educativo para os trabalhadores, independentemente da área, das atribuições ou do nível hierárquico em que atuem. Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partir das quais se constitui historicamente um novo princípio educativo, ou seja, um novo projeto pedagógico através do qual a sociedade pretende formar os intelectuais/trabalhadores, os cidadãos/produtores para atender às novas demandas postas pela globalização da economia e pela reestruturação produtiva.
A criação do curso de pedagogia no Brasil se deu por meio do Decreto-Lei n. º 1.190, de 4 de abril de 1939 e foi instituído na Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil. No entanto, só recebeu autorização para iniciar seu funcionamento em 16 de janeiro de 1959 sob o Decreto Federal n.° 45.262.
A fragmentação do trabalho dos pedagogos apresenta distintas especialidades, que foram criadas pelo

Relacionados