Direitos sociais: direitos dos trabalhadores urbanos e rurais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA
JULIANO APARECIDO MAIA

ISNTITUIÇÕES DE DIREITO:
Direitos Sociais

Apucarana - PR
2011
JULIANO APARECIDO MAIA

ISNTITUIÇOES DE DIREITO:
Direitos Sociais


Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do curso de bacharel em Ciências Contábeis da FaculdadeEstadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA.
Professora: Angelica

Apucarana – PR
2011
RESUMO

Do que se trata e como é visto os direitos sociais; os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais de forma igual; o sindicalismo visto por dentro, na sua origem, na sua formação, a importância que representa, as forças de sua base e a união de uma categoria econômica, classe trabalhista ouprofissional liberal.
Palavras-chave: Direito. Formação. Lei.

ABSTRACT

About what one is and as is seen the rights social; the rights of the urban and agricultural workers of equal form; the unionism seen on the inside, in its origin, in its formation, the importance that represent, the forces of its base and the union of a economic category, liberal working or professional classroom.Word-key: Right. Formation. Law.

INTRODUÇÃO

Falar de direitos sociais é falar de um dos maiores dilemas que a sociedade é confrontada, uma vez que a possibilidade de uma sociedade mais justa e mais igualitária torna-se atualmente cada vez mais incerto. Deste modo existe a necessidade de refletir sobre os direitos sociais.
De acordo com a história e até aos nossos dias, as sociedades vêmsendo estruturadas com base na reestruturação produtiva que assenta essencialmente na modernidade – mercado livre, reduzindo cada vez mais o papel do Estado – este é visto como um atraso para as sociedades. Tal situação conduz à necessidade de colocar os direitos sociais de parte uma vez que é visto como algo negativo para o funcionamento da sociedade, o que leva obrigatoriamente a um descrédito danoção de direitos, dado que deixa de existir justiça e igualdade, e dá lugar sim, as desigualdades e exclusão social. E assim foi, desenvolvido e concluído uma pesquisa sobre os direitos do trabalhador rural e urbano e a organização sindical pra fins desses direitos sociais.

DIREITOS SOCIAIS, AFINAL DE QUE SE TRATA?

O Artigo 6 da Constituição Federal nos diz que “São direitos sociais aeducação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.
Todos estes direitos são atribuídos ao individuo, independentemente da raça, religião, idade ou sexo. Estes direitos são de tal ordem importantes, que fazem parte da constituição de quase todos os países com vista aum mundo mais justo e igualitário.
No entanto, o que realmente acontece é um enorme desfasamento entre os princípios de igualdade que estão contidos na lei em contraste com a verdadeira realidade – desigualdade e exclusão. Assim, de que serve a existência de direitos sociais (grandiosidade dos ideais) se estes são impotentes para alterar a ordem do mundo (discriminações, exclusões e violência).Por outro lado, se é verdade que estes direitos mal ou bem forneciam proteção contra as incertezas da economia e os azares da vida, a verdade é que a impotência perante os direitos sociais de uma análise sociológica e política O problema está quando a evidência de impotência se torna num pressuposto, e o nosso pensamento e ação inexorável, como sendo uma espécie de aprisionamento ao presente emque nada podemos fazer, a pobreza é inevitável, impedindo de entrar novas possibilidades de alterar tal situação. Torna-se assim necessário e urgente repensar os direitos sociais não a partir da sua fragilidade ou da realidade, mas antes a partir de questões que vão surgindo e dos problemas que se vão colocando.

DIREITOS DOS TRABALHADORES URBANOS E RURAIS

A constituição federal do brasil,...
tracking img