Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALPHA ESCOLA TÉCNICA

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO

 

São Bernardo do Campo  
 2013 / 64N I 

LUCIMEIRE DE SOUZA

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO

Trabalho elaborado para o Curso de Auxiliar de enfermagem, da ALPHA ESCOLA TÉCINICA São Bernardo do Campo, para a disciplina ANATOMIA; 64N.
Orientador: ALBERTO

São Bernardo do Campo
2013 / 64N I
SUMÁRIO

SistemaRespiratorio.....................................................1 e 2

Componentes do Sistema Respiratorio.......................3, 4 e 5

Inspiração e expiração...................................................6 e 7

Sistema Cardiovascular.................................................7 e 8

O Mecanismo da Respiração....................................8, 9, 10 e 11

ParadaCardio-respiratoria...........................................11,12 e 13

Considerações Finais....................................................14

Referências Bibliograficas............................................15

O sistema Respiratorio

Nossas células necessitam, enquanto vivas e desempenhando suas funções, de um suprimento contínuo de oxigênio para que, num processo químico derespiração celular, possam gerar a energia necessária para seu perfeito funcionamento e produção de trabalho.

*As nossas células precisam do oxigênio para que possamos respirar e gerar energia necessaria para todo nosso funcionamento.



Da mesma forma que um motor de automóvel necessita, para produzir seu trabalho mecânico, além da fonte de energia orgânica fornecida pelo combustível(gasolina, álcool ou diesel), de fornecimento constante de oxigênio; da mesma forma que uma chama num palito de fósforo, para permanecer acesa necessita, além da matéria orgânica presente na madeira do palito, também de oxigênio, nossas células também, para manterem seu perfeito funcionamento necessitam, além da fonte de energia proporcionada pelos diversos alimentos, de um fornecimento constante deoxigênio..
O oxigênio existe em abundância em nossa atmosfera.

*Pelos diversos exemplos dados acima percebemos a vital importância do oxigenio em nossas vida.

E para captá-lo necessitamos de nosso aparelho respiratório. Através deste, parte do oxigênio da atmosfera se difunde através de uma membrana respiratória e atinge a nossa corrente sanguínea, que graças ao sistema circulatório, étransportado pelo nosso sangue e levado às diversas células presentes nos diversos tecidos. As células, após utilizarem o oxigênio, liberam gás carbônico que, após ser transportado pela mesma corrente sanguínea, é eliminado na atmosfera também pelo mesmo aparelho respiratório.

*Nosso aparelho respiratório, juntamente com a membrana que tem enorme superficie tem de um lado o gás carbônico e do outro osangue venoso e é através dessa membrana respiratória que acontece as trocas gasosas com o ambiente.

Componentes do Sistema Respiratório

O Sistema Respiratório tem como principal função realizar a nossa troca gasosa com o ambiente e vice – versa, isto é, levar oxigênio de fora (O2) às células e eliminar o dióxido de carbônico (CO2) produzido por elas.

*O sistema respiratório leva ooxigênio para as células e elimina o dióxido que é um gás incolor, inodoro, sufocante e mais pesado que o ar.

Durante a inspiração e durante a expiração, o ar passa por diversos e diferentes segmentos que fazem parte do aparelho respiratório, sendo eles: as narinas, a cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos, os alvéolos e por último, mas não menos importante, opulmão.

• Narinas: São as cavidades por onde entra e sai o ar. Os pelos nasais constituem o nosso primeiro filtro de ar natural. Eles vão reter (segurar) as sujeiras maiores como outros pêlos, flocos de poeira, etc.


• Cavidade nasal: Está logo depois das narinas. Lá está o segundo filtro: um muco que vai reter as sujeiras que passaram no primeiro filtro. Também ocorrem na cavidade...
tracking img