Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Afinal o que são direitos humanos

Ao alvorecer do século XXI, ainda nos deparamos com realidades impactantes evidenciadas e, as vezes, fomentadas pela própria sociedade, pelo desconhecimento dosseus direitos ou impotência frente a égide do “status quo”.
Entenda-se por direitos humanos a forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esse binômio representa todos osdireitos a qual o ser humano faz jus, tais como: a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, enfim, correspondem as necessidades essenciais da pessoa humana, para que a pessoa possa viver comdignidade, pois a vida é um direito humano fundamental.
É comum encontrar pessoas que associam os direitos humanos com a defesa de criminosos. Esta associação não é totalmente infundada, visto que, oscriminosos também são seres humanos, portanto têm direitos. Conforme a Declaração Universal de 1948, há uma universalidade social, que diz: todas as pessoas, independentemente de sua condição social,econômica, racial e até mesmo criminal, estão sujeitas aos direitos humanos. Então, os bandidos também têm seus direitos humanos assegurados.
O abuso e a exploração de crianças ainda correspondem aíndices alarmantes, mas felizmente com o avanço da comunicação global e a difusão da informação, os crimes contra a criança e o adolescente vêm sendo combatidos e hoje muitas crianças podem gozar de seusdireitos fundamentais. Tais ações combativas devem ser efetivamente consolidadas, juntamente com a busca pela igualdade social por parte das nações dicotomizadas, com a elaboração de políticaspúblicas e sociais, inerentes a evolução social em questão.
Se faz necessário por parte da sociedade um melhor entendimento a cerca dos seus direitos, da sua constituição social, bem como de seus deveres, demodo que o cenário atual descaracterizado, dê lugar a um processo amplo, de maneira equilibrada, com poderes constituídos e sociedade organizada arregimentando forças, a fim de viabilizar métodos...
tracking img