Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seguindo os passos das atividades propostas fizemos a leitura das declarações sugeridas, Declaração dos Direitos da Virgínia e Declaração Universal dos Direitos Humanos, observando que ambas apresentam declarações de suma importância, estando fundamentadas nos direitos naturais do homem, defendendo as liberdades, porém com características próprias, especialmente quanto à natureza dos direitosreconhecidos.

A Declaração de Virgínia, 1776, proclama o direito a vida, propriedade e a liberdade e, outros direitos como, o princípio da legalidade a liberdade religiosa e de imprensa. Encontra-se nessa Declaração 18 artigos envolvendo os direitos natos da pessoa, destacando que o poder procede do povo, soberania popular, destacando a limitação do poder do estado, os ideais de liberdade,igualdade de condição política e igualdade perante a lei.

A Declaração Universal de 1948 abrange uma soma de direitos individuais e coletivos, sociais, culturais, políticos, econômicos e civis, fazendo reconhecer a igualdade do ser humano e sua dignidade, independente das diferenças, origem, cor, raça, língua, religião, sexo, opinião ou outra condição.

Nesta Declaração encontramos uma introduçãocom 30 artigos organizados desta forma: 1. Primeiro: Direitos pessoais (igualdade, vida e segurança). [artigo 3º ao 11º]

2. Segundo: Direitos que se referem à pessoa humana e suas ralações com a sociedade na qual ela envolve-se, (relacionamentos, ir e vir, vida familiar privada, asilo, nacionalidade etc.) [artigos 12º ao 17º].

3. Terceiro: Direito a liberdade de pensamento expressão, liberdadede reunião e de associação pacíficas e democracia (votar e ser votado, acesso ao governo e a administração pública associação etc.) [artigos 18º ao 21º].

4. Quarto: Direitos Sociais, culturais e econômicos, circulação e residência, direitos políticos, igualdade perante a lei, proteção judicial, desenvolvimento progressivo, suspensão de garantis etc. [artigos 22º ao 27º].

5. Quinto: Direitoa uma comunidade internacional em que os direitos possam ser material e plenamente concretizados. [artigos 28º e 29º]

Essa Declaração inspirou as pessoas em todo mundo a reivindicarem seus direitos.

Émile Durkheim, considerado um dos pais da Sociologia moderna é reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, na sua visão cada tipo de sociedade é correspondente a umdeterminado tipo de vida social, ele descreve em sua obra dois tipos de solidariedade social entre os indivíduos, são elas:

1- Solidariedade Mecânica: Indivíduos semelhantes que compartilham os mesmos valores, crenças e costumes, unindo-se mecanicamente sem precisar de um consenso em torno dos vários aspectos da vida coletiva.

2- Solidariedade Orgânica: Sociedade capitalista, os indivíduospensam diferentes, possuem valores diferentes, são regidos por leis, são mais desenvolvidos, cada um tem uma função e são interdependentes.

Entre seus artigos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos proclama que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, podendo invocar seus direitos de liberdade de expressão e religião. Já a Declaração dos Direitos da Virgíniaanuncia entre outros direitos, o direito à vida, liberdade e a propriedade.

Seres humanos livres e independentes, proteção de liberdade, liberdade de imprensa e religião, são semelhanças encontradas entres as duas declarações de direitos, Humanos e Virgínia.













JOSI

Conforme o texto a Era das Revoluções, aponta um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégiosnobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A Revolução Francesa, além de seu caráter burguês, propunha uma igualdade jurídica e a propriedade privada, o que não é igualitário e tão pouco democrático.

A França era potencialmente, o país europeu mais populoso e mais poderoso em termos econômicos e o de maior influencia política, possuía um vasto império...
tracking img