Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de serviço Social

Pólo de Bauru





Aparecida de Fátima B. C. Silvestre................R.A. 2034966855

Conceição Aparecida de O. Macedo................R.A. 2043109487

Lucinéia Plana..................................................R.A. 2032941375

Vanessa CabreraChermont.............................R.A. 4046173347

Vanessa Priscila Barbosa Felisbino.................R.A. 2032943679





Desafio de Aprendizagem: Direitos Humanos













Bauru

2011

Aparecida de Fátima B. C. Silvestre

Conceição Aparecida de O. Macedo

Lucinéia Plana

Vanessa Cabrera Chermont

Vanessa Priscila Barbosa Felisbino











Desafio de Aprendizagem: Direitos HumanosTrabalho apresentado ao Centro de Educação a Distância, da faculdade Anhanguera de Bauru, referente a disciplina de Direitos Humanos, ministrada pela professora Ma. Helenrose A. das S. Pedroso Coelho e sob orientação da professora tutora Vanessa de Oliveira.









Bauru

2011

Introdução

Quando falamos em expressões sociais que afetamcrianças e adolescentes, podemos destacar três principais: o trabalho infantil, a criminalidade e a educação. Assim sabemos que toda essa questão social vai de encontro com os Direitos Humanos ou Fundamentais, pois as crianças e adolescentes tem seus direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual esocial em condições de liberdade e dignidade. E ainda é garantida pela Constituição do Brasil e especificada pelo Estatuto da Criança e Adolescente, que vem amplamente em toda a dimensão para garantir seu direito nas áreas de: segurança, política, saúde, educação, habitação, familiar entre outras.




Trabalho Infantil

No Brasil o Trabalho Infantil é ilegal eexiste uma ampla luta para combatê-lo, pois ainda existe muito trabalho na zona rural e no interior dos Estados principalmente norte e nordeste. Esse tipo de trabalho é usado pelas próprias famílias que não tem opção e precisam complementar a renda para sobrevivência, muitas vezes aonde o progresso e a tecnologia não chegaram a as Políticas Publicas não funcionam. Também há a existência na zona urbanadesse trabalho, chamado de trabalho domestico que é a responsabilização que os responsáveis repassam parar as crianças e adolescentes, que tem como obrigação os deveres da casa e o cuidado dos irmãos menores. Trazendo grandes conseqüências, o amadurecimento precoce dessas crianças e adolescentes que tem que amadurecer para cumprir essa responsabilidade, onde chamamos de “infância perdida”, poisdeixam de ter uma infância sadia, para trabalharem e crescem jovens frutados e não capacitados tornando adultos infelizes. Também tem como conseqüência a Criminalidade Infantil que é evidenciada pelas comunicações de massa.




Criminalidade Infantil

O Trabalho Infantil traz como resultado a Criminalidade Infantil muito vista nas favelas que usam essas crianças eadolescentes sem perspectivas de vida para o mundo do crime, que muitas vezes é falta de opção, outras é pressão, e outras é a visão do ganho com o dinheiro fácil e a necessidade de ajudar a famílias. Não podemos deixar de citar a exploração sexual infantil, que esta inserida na sociedade e que se torna um Trabalho Infantil explorador e é orçada na criminalidade, venda de meninas de famílias quevivem na miséria ou a vida de morar na rua que resulta na prostituição.

Ainda na criminalidade podemos citar os roubos, assaltos, furtos, agressões, assassinatos e brigas na zona urbana, tanto nas classes dominantes ou miseráveis, resultante dessa sociedade capitalista que faz com que as crianças e adolescentes entre nessa vida, saia e volta, produz e reproduz e vão cumprindo...
tracking img