Direitos humanos e pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS - Pedagogia - 1ª série - Educação e Diversidade
Etapa 1 - “Direitos Humanos e Pluralidade Cultural”
O Brasil é signatário de cerca de 20 declarações elaboradas por vários países visando àproteção e promoção dos direitos humanos. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos considera-se que o fundamento da liberdade, da justiça e da paz se dá por meio do reconhecimento da dignidadehumana e de seus direitos inalienáveis. É papel do ensino e da educação promovê-los.
Da luta de minorias, grupos sociais discriminados e de grupos étnicos, surgiu nos Estados Unidos uma propostaeducativa chamada multiculturalismo, que objetiva apresentar a diversidade de grupos presentes na sociedade e como foram silenciados e ignorados.
No Brasil, a primeira referência a pluralidade cultural sedeu em 1997 na discussão dos Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trabalhar os Temas na escola visa facilitar e integrar as ações de modo contextualizado, buscandonão fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. (Amélia Hamze, Profª FEB/CETEC)
O multiculturalismo relaciona várias culturasnum mesmo país, cidade ou região. É polissêmico, permite vários significados. Na abordagem descritiva do multiculturalismo existe o reconhecimento visual do outro, mas não soma as diferençasculturais ao dia a dia da vivência escolar. A existência de um propósito cultural, de identificar, de respeitar o diferente, quando existe a soma dos saberes, o multiculturalismo ganha uma perspectivapropositiva, que admite três abordagens:
* A assimilacionista pretende universalizar a escolarização. Defende uma cultura hegemônica, que deslegitima valores que não são próprios, em que prevalece adesigualdade de oportunidades.
* A monocultura plural propõe realçar as diferenças para que os distintos grupos sociais garantam sua liberdade de expressão. Criam-se comunidades homogêneas, com...
tracking img