Direitos humanos resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10 setembro 2010
Inteligência Fluida & Inteligência Cristalizada

A leitora Thais Morais fez um pedido, via Caixa de Sugestões:

Me chamo Thaís sou de Brasília e estou no 4º semestre depsicologia na UNIP
E estamos discutindo inteligência fluida e cristalizada...já busquei em tudo quanto é canto e num acho nenhum exemplo, uma explicação melhor paaa tal assunto. Gostaria que fizesse umpost sobre isso explicando e exemplificando!

Respondendo a você, Thais...

Em outro post já falei um pouco sobre o que é inteligência, sobre um olhar comportamental. Podemos dizer que não existea inteligência em si, mas apenas comportamentos inteligentes. Dizemos que alguém "é inteligente" quando demonstra ter em seu repertório de comportamentos uma série de operantes que usa para resolverproblemas. Quanto mais complexos esses problemas resolvidos, mais "inteligente" a pessoa é (ou melhor, parece se |
Inteligência : mobilizar recursos para
responder a questões/problemas |

O quevocê trouxe, Thais, é uma classificação de inteligência comum no meio cognitivista, pela qual existiria 2 tipos:

1) Fluida - que diz respeito a resolver problemas imediatos, e pode ser chamadapopularmente de "manha", "jeito", "esperteza", etc.

2) Cristalizada - Que seriam os conhecimentos antigos que foram "solidificados", "armazenados fundo na mente" (para usar uma expressão mentalista),especialmente oriundos dos estudos intelectuais.

Para um behaviorista, contudo, a inteligência fluida seria uma superclasse de comportamentos, e a cristalizada, outra.

Elas não são "capacidadesda mente", mas do organismo como um todo, e não são distintas, mas estão integradas no repertório de comportamentos do organismo (inclusive poderiam se mesclar).

Por exemplo, tomemos João, estudandoLiteratura para uma prova:

A prova escrita é uma tentativa de medir a inteligência cristalizada de João sobre o assunto "Literatura". Em outras palavras, se ele demonstra ter as respostas...
tracking img