Direitos humanos numa era global – ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Humanos numa Era Global – Ensaio

Temos muita clareza e segurança em apontar as alterações, em âmbito global, nos últimos 2 séculos. A idade média teve uma duração estendida pelasrelações sociais vigentes, ou seja, o ponto alto era o divino, cada indivíduo tinha um lugar no espaço social, sendo este de acordo com a vontade de Deus. Os direitos eram pautados na condição social doindivíduo, à exemplo de Reis e Imperadores, Papas e autoridades religiosas, até o sujeito comum que tinha apenas obrigações. A transformação que o renascimento traz é muito importante no que tange a formaçãode uma nova classe social que tem riqueza mas não é nobre ou religiosa, ou seja, aqueles que viviam de comércio e manufaturas, vivendo nas fronteiras dos feudos. Essa nova estrutura tem acaracterística que, em função do acúmulo de riqueza, de exigir direitos perante as autoridades, isso, associado ao fato de que a religião perde um pouco de sua força em função da ciência temos as bases de sepensar em uma situação de ampliação da igualdade entre os homens.

Temos então a Revolução Francesa, que marca a humanidade com seu chavão “Liberté, egalité, Fraternité” (liberdade, igualdade efraternidade), isso pode ser apontado como um grande marco nas mudanças vindouras, muito mais céleres do que os, até então, quase mil e duzentos anos no modelo “divino”. O pensamento sociológico dá seusprimeiros passos “modernos” e a humanidade caminha para Estados Democráticos de Direito.

No Século XX, muito embora ocorram duas guerras de proporções mundiais, onde genocídios são praticadoscontabilizando milhares de mortos, onde o homem lança mão do novo “fogo dos deuses” (fazendo um sincretismo entre a lenda de Prometeu com o fogo atômico sobre Hiroshima e Nagasaki) e a construção de doisgrandes blocos políticos, os capitalistas (América do Norte e Europa Ocidental) e os comunistas (URSS, China), disputando o mundo como em um grande jogo de guerra, o mundo toma contato com a...
tracking img