Direitos Humanod

2796 palavras 12 páginas
TEOLOGIA

1º MÓDULO
NOÇÕES BÁSICAS DE CRISTOLOGIA
Segunda aula
3 A VIDA DE JESUS CRISTO E SUA CREDIBILIDADE HISTÓRICA
A pessoa, a vida, a obra, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus constituem a fonte, o centro e o fim de tudo o que o Cristianismo anuncia ao mundo. Se fosse eliminado o fato da encarnação do Filho de Deus na história para salvação da humanidade, seria eliminada a essência do cristianismo! O cristianismo é Cristo!
Mas, o que se pode saber sobre a vida histórica de Jesus Cristo? Em princípio, os cristãos não precisam recorrer à investigação histórica. Pela fé, conhecem o mistério de Cristo. Porém, como em Jesus Cristo confessam o Filho de Deus encarnado na história, seria um grande contrassenso não usar dos meios que estejam ao alcance para conhecer melhor sua dimensão histórica e sua vida humana concreta1.
1 Cf. PAGOLA, J. A. Jesus, op. cit., p. 13-14.
2 Cf. IDEM. Ibidem, p. 591.
Sobre ele existe especialmente o testemunho dos evangelhos, mas também algum conhecimento seu em fontes não cristãs. Existem vários testemunhos extrabíblicos que, desde o ponto de vista histórico, descrevem a Jesus de Nazaré de quem os Evangelhos falam. Trata-se de escritores romanos, de personagens famosos do mundo judeu, como também achados arqueológicos que confirmam situações descritas nos evangelhos.
3.1 Fontes pagãs (escritores romanos)
Entre as fontes pagãs, no que se refere a Jesus de Nazaré, aparecem referências nos escritos de quatro personalidades romanas: o escritor Suetônio (por volta de 120); o historiador Tácito (50-120); o legado do imperador Trajano na Bitínia, Plínio o Jovem (61-120); e, finalmente, o imperador Adriano2. Segunda aula 2

Por um lado, admite-se que esses testemunhos são muito áridos. Por outro lado, essa “aridez” pode ser considerada garantia de sua imparcialidade3. De qualquer forma, suas referências têm um valor documental muito importante, pois fornecem dele uma imagem esquemática: “Jesus é oriundo da

Relacionados

  • Constitucional
    2790 palavras | 12 páginas